28 de setembro de 2019

Monte de Saint Michel fica situado no areal entre o mar e o rio Couesnon. Na fronteira entre a Normandia e a Bretanha. Alguns quilómetros antes de chegarmos a este maravilhoso local já se avistava o imponente Monte de Saint Michel que mais parece um castelo de contos de fadas. 


Podem seguir aqui a nossa longa viagem até a Normandia e Bretanha clicando nos linkes saímos de. Vila Nova de Cerveira seguimos por 195km até Santiago de Compostela seguimos por 69km até á Corunha seguimos por 54 km até Ferrol seguimos por 250km até Gijón  seguimos por 298km até Bermeo seguimos por 135km até San Sebastian seguimos por 260km até Bordeaux seguimos por 360km até   Nantes seguimos por 290km até Bayeux

Seguimos por 12km até Arromanches-les-Bains seguimos por 18km até ao Cemitério Americano Seguimos por 13km até Pointe Du Hoc Seguimos por 144km até ao Monte de Saint Michel, daqui seguimos até Saint-Malo

O Monte de Saint Michel é uma pequena ilhota rochosa inicialmente chamada de Monte Tombe por ter sido usado como jazigo dos antigos Celtas. Hoje ligada a terra por uma ponte sob elevada para termos melhor acesso ao Monte, Saint Michel é um vilarejo medieval, onde podemos passear pelas suas ruas estreitas cheia de lojas de souvenirs, restaurantes e pequenos hotéis. Quando chegar ao Monte temos que estar em forma para subir as ruas íngreme e a grande escadaria com 350 degraus para chegar a Abadia. Dos seus miradouros pode ter uma maravilhosa paisagem. O Monte de Saint Michel foi classificado monumento histórico em 1874 e em 1979 património mundial da Unesco. No ano de 709 ao bispo Aubert da cidade de Avranches apareceu o arcanjo São  Miguel que lhe ordenou a construção de uma capela na ilhota. A capela foi erguida e no topo da mesma foi colocado uma imagem do arcanjo São Miguel matando um dragão. 

O mosteiro passou a abrigar religiosos Beneditinos. E posteriormente foram erguidas muralhas e torres fortificadas destinadas a manter afastados os invasores, foi uma prisão durante a revolução Francesa. A visita a Abadia é paga para saber preço e horários clique Aqui na sala dos guardas podemos ver maquetas com as diferentes fases da construção da Abadia a sua igreja é surpreendentemente bela com um altar belíssimo, o claustro é um jardim rodeado de colunas e arcadas góticas, o refeitório dos monges um dos salões mais impressionantes, no salão de hóspedes eram recebidos os nobres e os peregrinos. No interior das muralhas podemos visitar vários Museus como o Museu casa de Tiphaine construído em 1365 pelo  chefe do exercito Francês para sua esposa, Museu do Mar e da Ecologia o Museu histórico podemos ver as prisões, armaduras, e objetos de tortura da idade média a roda de madeira que funcionava com o caminhar dos presos para içar uma plataforma onde eram transportados os alimentos e outros bens essenciais desta forma não era necessário abrirem os portões. 

A igreja de Notre-Dame-Sur-Terre é a mais antiga construção no monte. A pequena igreja de São Pedro do século XV também merece uma visita. As muralhas e as torres como a torre Claudine, torre do Norte ou torre da Liberdade também merecem uma visita mais demorada. Lá do alto a vista é magnifica sobre a baía e podemos ver as obras que estão a decorrer para que as aguas possam voltar a rodear a ilha. O fenómeno natural das marés que sobem rapidamente e baixam a mesma rapidez em dias dias de lua cheia e lua nova os turistas gostam de passear no extenso areal muitas vezes alheios ao perigo que estão expostos.

Não podemos perder o espetáculo dos cozinheiros vestidos de monges batendo os omeletes com varas de arame em tigelas de cobre. Depois desta visita muito cansativa fomos comer uma especialidade da zona carne de ovelha assada e os famosos crepes das duas regiões os crepes de farinha branca e recheio doce são os da Normandia os de trigo e  recheio salgado são da Bretanha. Posto de turismo está aberto das 10 H as 18 H. 

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde:

Depois da visita ao  Monte de Saint Michel seguimos até :Cemiterio Americano e Point du Hoc: 

               Antigamente o estacionamento era junto ao monte mas quando as mares eram grandes de mais muitos veículos eram levados pela agua. Mas em 2012 foram criados parques mais longe, onde temos um mini bus grátis que  passa de 15 em 15 minutos já incluído .Preço do estacionamento  Coordenadas do estacionamento :Parque em Saint Michel




               
                                  



4 comentários:

  1. Excelente discrição do Monte de São Michel. Boa reportagem. Parabéns Amélia Picão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada tio José e Mari adorámos esta viagem na vossa Companhia.

      Eliminar
  2. Muito bom Obrigado pela informação. Beijos para todos

    ResponderEliminar