19 de março de 2018

Minas de sal em Wieliczka na Polónia é uma das atracões mais visitada da Polónia e são Património da Humanidade. As minas ficam a 16 km de Cracóvia.                                                      

Depois de visitar-mos :Cracóvia: seguimos até Wieliczka para visitar-mos as minas de sal.
O bilhete pode ser tirado na hora na bilheteira ou pela Internet preço Adultos 89PLN crianças a partir dos 4 anos e estudantes 69 PLN. Duração da visita 2,30h. Horário de 1 de Abril até 30 de Outubro das 7,30h ás 19,30h de 2 de Novembro até 31 de Março das 8 h ás 17h.
Não há guia em português mas á duas visitas por dia em Espanhol.  
Também pode tirar os bilhetes pela Internet.
Existem outras visitas restritas a grupos pequenos como a rota dos mineiros e a dos peregrinos. Algumas partes da mina é visitável por deficientes em cadeira de rodas e pessoas com pouca mobilidade podendo descer e subir de elevador. Para tirar fotos temos que pagar 10 zlt e colocar um autocolante que nos é dado. Estas minas tem mais de 700 anos os seus túneis medem mais de 300 km e a sua profundidade é de 330 m e 800 degraus a primeira descida tem 300 degraus em madeira os restantes vão sendo intervalados com áreas planas e túneis sustentados por impressionantes estruturas de madeira. 

O inicio da visita conta a vida dos mineiros e como eram usadas as ferramentas e maquinas que usavam na extração do sal que era transportado por cavalos, até serem introduzidos os pequenos comboios com vagões Os cavalos quando foram trazidos para a luz do dia morriam porque sempre viveram nas profundezas das minas. A exploração comercial do sal terminou em 1996. Para esta visita recomendo calçado confortável e que não escorregue e um agasalho porque a temperatura é baixa dentro da mina. Para quem tenha claustrofobia não vai ter problemas os túneis são muito largos e bem arejados e com muita luz. Ao percorrermos os túneis vamos apreciando as varias estátuas esculpidas na pedra de sal pelos mineiros e as ferramentas usadas na extração do sal. Até chegarmos a maravilhosa igreja de Santa Conegunda.

com um magnifico altar com estátuas religiosas esculpidas na pedra de sal e o maravilhosos candeeiros que parecem de cristal. A igreja esta construída a uma profundidade 110 m mede 55 m de de comprimento, 18 m de largura e 13 de altura. No lago podemos ouvir musica de Chopin e um show de luzes refletindo na agua do lago subterrâneo. No final da visita podemos comprar sal e varias recordações ou ir ao restaurante. Também existe um SPA onde pode fazer vários tipos de tratamentos estes serviços só com marcação. Nas galerias realizam-se concertos espetáculos e casamentos. É uma visita fantástica e surreal. 
  
  

Os mineiros que aqui trabalhavam sempre foram protegidos pelo Rei tendo medico gratuito e o apoio para a suas reformas. Porque os lucros da venda do sal serviam para a construção do castelo em Cracóvia. Pode 
ficar alojado em Cracóvia e fazer a viagem de comboio que sai da estação principal de 30 minutos em 30 minutos e em 25 minutos chega a estação Wieliczka Rynek Kopalnia e em 5 minutos a pé esta na porta da mina. O bilhete custa 3,50 zl. Ou pode ir de autocarro numero 304 que sai da rua Ogrodowa junto da estação do comboio o bilhete é tirado dentro do autocarro numa maquina custa 4zl e leva-o até a porta da mina. 

Se gosta de fotografia veja aqui a reportagem fotográfica da visita as Minas de Sal .Clique aqui .  

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde: 

Transfere de comboio do aeroporto de Cracóvia .Link. 

Parque para autocaravanas Morada
 Edwarda Dembowskiego 22. Em cima da relva pago com
WC se chegar depois das 19 h pode estacionar e pagar de manhã 7,50€. GPS: 49 ° 59 '8 " E 20 ° 3 '12 " Do estacionamento são 5 minutos até a porta da mina. 
  

                               


4 comentários:

  1. OLÁ BOM DIA, GOSTEI MUITO DE DAS MINAS DE SAL DE WIELICZKA. COMETI O ERRO DE DAR UMA PEQUENA LAMBIDELA NUMA PAREDE, ( A MINHA ÁGUA JÁ ERA POUCA ) , ENTÃO FIQUEI COM UMA SEDE TREMENDA, MAS NADA DE UNS BEJECAS NÃO RESOLVESSEM MAIS TARDE.GOSTEI MUITO DA POLÓNIA,MUITO MESMO.

    ResponderEliminar
  2. A Polónia foi um dos países que gostamos muito principalmente as minas de sal, são uma maravilha

    ResponderEliminar
  3. Ola eu peço uma ajudinha ou sugestoes prq este ano gostavamos de ir a Aushwitz passando pela allemanha de autocaravana e ha sempre o receio do desconhecido obrigada

    ResponderEliminar