6 de maio de 2021

Gdansk na Polonia é a capital do âmbar, e foi uma importante cidade portuária situa-se junto do mar Báltico e do rio Vístula no norte da Europa. Esta cidade já foi chamada de Danzig durante o domínio alemão entre 1793 e 1945. Foi nesta cidade que começou a segunda guerra mundial, e onde nasceu o movimento social solidarnosc. 

Chegamos a Gdansk vindo de .Gdyniaonde estamos a  acompanhando a seleção de sub 21 de futebol no campeonato da Europa. Logo nos dirigimos a pé para o centro histórico entrando pelo Portão Dourado (Zlota Brama) ao passar pelo arco do portão pode-mos ver uma exposição de fotos de Gdansk demonstrando como era a cidade e ficou depois de ser destruída na Segunda Guerra Mundial. Dali temos acesso a grande rua (Ulica  Dluga) onde podemos ver a Câmara Municipal edifício do século XIV que também foi destruído, mas quando a cidade voltou a pertencer ao domínio Polaco foi reconstruída e acrescentaram-lhe uma torre com 50 metros de altura onde no seu topo foi colocada uma estátua do Rei Segismundo II, e um bonito relógio. Nesta rua esta a famosa fonte e a estátua mitológica de Neptuno o Deus romano do mar, durante a guerra esta estátua foi desmontada e esteve escondida voltando ao seu lugar e sendo-lhe acrescentado a fonte em 1954. Na parte de traz da fonte esta o Tribunal do Rei Artur onde no passado era frequentado pela burguesia, realeza e por comerciantes que ali realizavam as suas reuniões de negócios.

Este edifício sofreu um incêndio e foi remodelado juntamente com a fonte de Neptuno que foi decorada com estátuas de antigos heróis romanos e gregos e o busto do Rei Polonês Segismundo II Atualmente neste edifício esta instalado o Museu de Historia Nacional de Gdansk, na visita a este museu ficamos maravilhados com o salão gótico onde as paredes estão cobertas de afrescos. Tendo vários moveis antigos, lindas tapeçarias, varias pinturas, replicas de navios suspensos no ar por fios, armaduras, algumas estátuas mitológicas e o imponente forno que mede 11 metros de altura que esta revestido com 520 azulejos. Entrada grátis. Horário Segunda Feira 9 horas ás 13 horas Terça Feira a Quinta Feira 9 horas ás 16 horas Sexta Feira e Sábado 10 horas ás 18 horas Domingo 10 horas ás 16 horas. Continuando pela maravilhosa (Ulica Dluga) vamos dar ao Portão Verde ( Brama Zielona) 

que passa por baixo do grande palácio de três andares construído em 1500 para hospedar a realeza. Atualmente neste palácio está instalado o Museu Nacional da Polónia. O antigo Presidente Polaco Lech Walesa também aqui teve o seu escritório até ser transferido em 2015 para o centro de Solidariedade Europeia, entrada grátis Horário Segunda Feira a Sexta Feira das 8 horas ás 16 horas Morada Plac Solidarnosci. Passando o portão verde encontra-mos a roda do diabo da qual podemos ver toda a cidade. Seguindo junto do rio Matlawa onde podemos fazer um passeio em um barco dos piratas o percurso demora a volta de 90 minutos. Neste trajeto encontramos o guindaste gigante um dos símbolos da cidade datado de 1442, era usado para descarregar e carregar os grandes navios que ali ancoravam, também servia de porta defensiva da cidade Continuando junto do rio vamos até ao canal Radunia onde se encontra o Museu da II Guerra Mundial (Muzeum II Wojny Swiatowej) Morada: Plac Wladyslawa Bartoszewskiego Gdansk.

Informações para visitar o museu link dos horários: clique aqui 
Encerra ás Segundas Feiras e ás Terças Feiras a entrada é grátis os bilhetes só podem ser adquiridos nas próprias bilheteiras do museu  link do preço da entrada, quando estiver na pagina não esqueça de a traduzir: clique aqui Para quem viajar de carro o museu tem um estacionamento grátis durante 3 horas para quem tenha um bilhete para a exposição principal as horas restantes são pagas. O edifício onde esta o museu é muito moderno só abriu ao publico em Março de 2017. Ao chegar-mos ao museu deparamos com uma torre envidraçada parecendo estar a cair com aproximadamente 40 metros de altura, o museu esta dividido em três grandes espaços com varias exposições, com vários artefactos da segunda guerra mundial como tanques de guerra Soviéticos, um vagão onde transportavam os prisioneiros, replicas de aviões, centenas de  fotografias e cenários de cidades destruídas e muito mais só visto.   Museu Marítimo de Gdansk tem exposições ligadas a historia da construção naval podemos ver navios de guerra dos séculos XVI e XVII, barcos de transporte, de mercadorias, passageiros e vários barcos de outros países e artefactos relacionados com o mar datados de 1920 a 1939, ao visitar-mos o museu também podemos visitar dois barcos ancorados no rio Motlawa o Soldesk e o Dar Pomorza. 

O Museu Post Office de Gdansk onde podemos ver coleções de selos daquela época, a historia dos funcionários dos correios, e o relato de como o exercito Alemão atacou os correios e como os seus trabalhadores resistiram a invasão alemã e alguns foram logo mortos e outros foram fuzilados no pátio dos correios e ali foram enterrados. Junto ao museu esta um grande monumento simbolizando o horror da guerra o sofrimento e a luta do povo Polaco. A Basílica da Santíssima Virgem Maria                                           é a maior construção em tijolos, construída entre 1343 e 1502 com um magnifico conjunto de torres, podemos subir ao miradouro de uma das torres com 80 metros de altura e 410 degraus a vista sobre Gdansk é maravilhosa vale o esforço da subida. O seu interior é magnifico tem um relógio astronómico do século XV que a cada hora as figuras de Adão e Eva tocam a campainha. A (Ulica Mariacha) é uma rua pedestre muito pitoresca              

com edifícios de três andares com uma arquitetura muito bonita. As varandas, escadarias e os maravilhosos portões estão ocupados com lojas de bijutarias e peças de pedra de âmbar. O Museu do âmbar esta instalado no forte de Gdansk onde existiu a torre da prisão e a câmara da tortura.

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde:  

Clique aqui: Parque grátis para as auto-caravanas  

Clique aqui: Parque pago 12€ para as auto-caravanas 

                                          

O aeroporto internacional Lech Walesa fica a 16 km da cidade de Gdansk. Transporte publico para a cidade clique no link: ligação do aeroporto para a cidad 


3 comentários:

  1. Magnifica essa viagem.....claro que calculo que todas as que teem feito, são de igual modo magnificas. Também para aqueles que viagem em autocarana teem aqui neste blogue todas as indicações muito bem aprasentadas para poderem usar. Mais uma vez Amélia, fizeste um bom trabalho. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ola Tio ainda bem que gostou, quero continuar a ser útil para todos os viajantes com o meu blog. Bjs

    ResponderEliminar
  3. #Eis uma feliz e valiosíssima participação do nosso amigo António Picau, são presenças destas que nos animam e nos prendem às redes sociais. Obrigado um abraço.

    ResponderEliminar