10 de janeiro de 2019


Oliveira de Azeméis situa-se a norte de Portugal no distrito de Aveiro. Sendo elevada a sede do concelho por D. Maria I em Janeiro de 1799, e promovida a cidade em 1984. Esta cidade é muito conhecida pelas imensas empresas do calçado e fabricas de metalurgia, componentes para a indústria automóvel, e produtos agroalimentares como os lacticínios. 
Oliveira de Azeméis é uma importante localidade desde  tempos imemoriais sendo um ponto de passagem da via romana de Braga para Lisboa existindo ainda o marco miliário da milha XII.  
Em Oliveira de Azeméis todos os anos se realiza um grande evento o Mercado a Moda Antiga que recria tradições e costumes usadas nos séculos XIX e XX. 
Aqui ficam algumas das profissões do antigamente. Tamanqueiro, Cesteiro, Oleiro, Tecelão, ferreiro e Barbeiro e muitas outras profissões. Por toda a cidade podemos ver vários espantalhos o maior esteve na praça José da Costa o Espanta- Pássaros Francisca com 5 metros de altura.                                                                 


Visitamos a bonita Igreja Matriz de São Miguel em estilo barroco do século XVIII, a sua fachada com um painel de azulejos datado de 1927 com esculturas representando o padroeiro São Miguel lutando contra o espírito maligno, o seu altar é em talha dourada com a imagem de São Miguel. Morada Rua António Alegria 3720-234 Oliveira de Azeméis.
                                                            IGREJA MATRIZ DE SÃO MIGUEL.
A Casa Museu Regional de Oliveira de Azeméis com exposições permanentes com achados arqueológicos, alfaias agrícolas, trajes tradicionais, objetos em vidro, rádios antigos, varias espécies de animais embalsamados, mobiliário antigo e utensílios de cozinha. 
Horário de Segunda Feira a Sexta Feira das 9h ás 12,30h e das 14h ás 18h encerrado aos Sábados Domingos e Feriados. Entrada grátis.
Morada Rua António Alegria nº 119 coordenadas N 40º 50´14.23´´ W 8º 28´41. 25´´
O Cineteatro Caracas tem 665 lugares sentados, por aqui passaram artistas de renome. Este teatro é o  principal palco da cultural do município e das associações do concelho. Recomendo uma visita ao concelho de Oliveira de Azeméis com um magnifico património arqueológico e arquitetónico como igrejas palacetes, casas senhoriais e os moinhos usados para a moagem de cereais e a descasca do arroz.
                                                          PARQUE TEMÁTICO MOLINO-LÓGICO  
O Parque Temático Molino-lógico Núcleo Museológico do moinho e do pão com 14 moinhos de água remodelados e divididos em 3 núcleos espalhados ao longo dos rios Ul e Antuã numa área de 29 hectares. A visita é feita por um guia, aqui podemos ver como se moía os diferentes tipos de cereais e como se fazia o pão o forno a lenha funciona de Segunda Feira a Domingo onde podemos comprar pão e regueifa, a visita continua até ao museu das alfaias dos moinhos, dos moleiros e pandeiros. Este lugar de lazer tem muitas sombras e mesas é um lugar muito agradável para fazer-mos um piquenique Horário: de Terça Feira a Sábado das 9h ás 13h e das 14h ás 18h Preço da entrada clique aqui :Parque Temático Molino-lógico Morada: Rua da Ponte da Igreja 3720-604 Ul.
A visita ao Museu Ferreira de Castro é feita por um guia e fica no edifício que remonta ao século XIX, antiga residência do escritor José Maria Ferreira de Castro autor dos livros a Selva e a Volta ao Mundo. Este Museu alberga a sua herança pessoal como alguns objetos pessoais como livros e manuscritos.
Horário de Terça Feira a Sábado das 9,30h ás 12,30h e das 14h ás 17,30h Domingos e Segundas Feiras está encerrado.
Morada Lugar de Salgueiros 3720 na freguesia de Ussela Oliveira de Azeméis. Coordenadas n 40º 50´13. 13´´ w 8º 25´42.83´´
Se gosta de literatura visite na mesma freguesia a Biblioteca de Ussela onde vai encontrar os livros do escritor José Maria Ferreira de Castro, entrada grátis horário  das 9h ás 12,30h e das 14h ás 17,30h. Morada Rua Escritor José Maria Ferreira de Castro 3720-189 Ussela.
                         MAIOR STIK DO MUNDO PARA SIMBOLIZAR O MUNDIAL DE HÓQUEI EM PATINS 
                                                 
Oliveira de Azeméis é uma cidade virada para o desporto como o futebol o clube da cidade é o União Desportivo Oliveirense o  basquetebol, e não podíamos esquecer o hóquei em patins, nesta cidade realizou-se em 2003 o Mundial de hóquei em patins. Para lembrar esse feito foi construído junto da zona desportiva o maior stick do mundo.     
                                                             PARQUE E SANTUÁRIO DE LÁ SALETTE 
Aos amantes da natureza recomendo um passeio pelo magnifico parque de Lá Salette que é considerado o ex-libris da cidade em 2009 comemorou o primeiro centenário parque muito arborizado com mesas, bancos e assadores onde podemos fazer um piquenique. No seu topo temos um bonito lago e junto dele está a igreja de Nossa Senhora de Lá Salette onde se realiza a festa religiosa da cidade em sua honra realiza-se na Segunda Feira a seguir ao 2º Domingo de Agosto, a devoção a esta santa ultrapassou fronteiras tendo origem na sua aparição a 19 de Setembro de 1846 a dois pastores numa montanha da cordilheira dos Alpes Franceses, e sua imagem trazida para Portugal. Morada do parque Rua Dom Manuel Correia Bastos Pina 179.

                                                 INFORMAÇÕES ÚTEIS  
Para os Auto caravanistas a área de serviço é grátis está instalada no parque de La Salette coordenadas: N 40º 50´37´´ W 8º 27´59´´

Para quem viaja de avião tem o aeroporto de Sá Carneiro no Porto que fica a 60 km de Oliveira de Azeméis.   
Para se deslocar mais facilmente do aeroporto para Oliveira de Azeméis procure clicando aqui TRANSFERE  
Se quiserem viajar de autocarro para Oliveira de Azeméis aqui tem toda a informação é só por a cidade de partida e a de chegada: Autocarro.
Se procura hotel em Oliveira de Azeméis clique aqui: Hoteis   
Loja interativa de Turismo Rua Dr. Ernesto Soares dos Reis nº 156 Horário: De Abril a Outubro das 10h ás 19h de Novembro a Março das 9h ás 18h de Sexta Feira a Segunda Feira está encerrada das 12,30h ás 14,30h   



   


     

2 comentários:

  1. Este Trabalho Está muito perto de "Excelente" já que no seu todo pelas imagens postadas, apenas foi conhecido duas das freguesias, Oliveira de Azeméis (séde do concelho) e Ul (única freguesia do País que se escreve com duas letras), mas ainda existem mais 17 freguesias todas elas com bastante riqueza patrimonial... todavia os meus sinceros Parabéns pelo Bom trabalho desenvolvido. Espero poder cumprimenta-lo e felicita-lo pessoalmente, no 5º Encontro Nacional de Autocaravanas de Oliveira de Azeméis (2019). Abraço Domingos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola amigo Domingos este blog é feito pela minha esposa obrigado pelo elogio. Não foram publicadas mais freguesias porque não as visitamos, para o ano que vem iremos visita-las e depois acrescento ao blog. Comprimentos

      Eliminar