1 de maio de 2017

Vila nova de Cerveira tem como símbolo um cervo os machos desenvolvem galhos ou hastes no crânio, que são renovados anualmente e são usados como armas durante a estação de acasalamento nos combates entre machos. O nome de Cerveira poderá ter origem de uma grande colónia de cervos que existia na região ou ao Senhor de Cerveira que teve solar neste sítio no reinado de D. Sancho I  A igreja matriz dedicada a São Cipriano a sua fachada é de estilo barroco com duas torres sineiras. Em 1881 foi reconstruída devido a estragos provocados por um temporal em 1877.

Vila Nova de Cerveira localidade que já visitei varias vezes e em  diferentes meses do ano é uma vila muito bonita,
 situada na região do Minho zona de grande beleza natural é uma vila fronteiriça separada da Galiza pelo rio Minho. O Rei D. Dinis mandou construir uma nova muralha para proteger esta vila dos ataques dos Espanhóis, e lhe deu o foral em 1321. Atualmente o castelo esta transformado em uma pousada, no seu interior podemos ver o Pelourinho, a igreja da misericórdia, a capela de nossa Senhora da Ajuda datada de 1650. Cerveira é conhecida como a «Vila das Artes« é aqui que se realiza a Bienal Internacional de Arte contemporânea de todos os continentes. No museu de Arte Contemporânea estão representados a maioria dos grandes artistas Portugueses e alguns estrangeiros o museu engloba ainda um laboratório de arte digital, oficinas de gravura, litografia, serigrafia, cerâmica e fotografia podem ser visitados mediante marcação aberto todos os Sábados, Domingos e Feriados. Em Cerveira nos meses de Julho, Agosto e Setembro realiza-se um evento 

 
espetacular o Crochet sai a rua em Cerveira onde podemos apreciar espalhados pelas ruas da Vila lindos trabalhos em Crochet ano de 2020, e vários espetáculos de animação. Evento de Crochet de 2021. Se gosta de fotografia Clique aqui e veja a reportagem fotográfica de Vila Nova de Cerveira.  

A Câmara Municipal fica a entrada da vila foi inaugurada em 1918. A casa brasonada que mais se destaca e a casa verde uma imponente construção apalaçada do século xix. Nesta vila podemos ver os sete oratórios que estão espalhados pelo centro histórico de cariz popular e de estilo barroco que representam a Paixão de Cristo com a via sacra construídos no século XVIII na semana santa são palco manifestações de fé. 
No parque ribeirinha do Castelinho fica o Áquamuseu do rio Minho que esta dividido em 3 pisos. Receção loja aquário, museu das pescas biblioteca, auditório, lontra-rio, laboratórios, sala de alimentação, oficina  tanques de reserva de água. Estão expostos aquários com volumes de água entre 1,200 e 5,500 litros, divididos numa zona de nascente, intermédia, e zona de estuário. O percurso simula a descida do rio desde a nascente até a foz. Na zona exterior do edifício é o lontrário. No museu das pescas podemos apreciar artes de pesca antigas e recentes, objetos relacionados com pesca artesanal, maquetas de barcos e fotografias. Para saber mais sobre o Aquamuseu clique aqui: Horário e Preços    


  A mata ribeirinha é um espaço de lazer muito bem conseguido na margem do rio Minho com muitas sombras para fazer um piquenique, exercícios físicos tem parque infantil ciclovia parque de jogos aquáticos com jatos de água e repuxos para pequenos e graúdos se divertirem e refrescar nos dias de muito calor o parque aquático no Verão esta aberto das 10:30h as 20h até 15 de Setembro entrada grátis.                                                                 PARQUE DE LAZER DOS CASTELINHOS

  A gastronomia nesta região é muito variada desde o arroz de lampreia e a bordalesa sável, a truta. Os rojões a Minhota, galinha de cabidela, ou cozido Português com os famosos enchidos da região, o veado a D. Dinis. Todo este comer regado com um bom vinho verde fresquinho. A doçaria regionais é variada os cerveirenses, pão de ló e biscoitos de milho. Visitem no Natal podemos ver no castelo o presépio vivo. 


Área se serviço de Vila Nova de Cerveira que bem
 sabe receber os Auto caravanistas com uma boa área de serviço com todos os serviços grátis, GPS: N 41º 56´17´´  W 8º 44´48´´ fica junto da estação das camionetas e da estação do comboio. Para mais informações clique em :Autocaravaneando:

De Vila nova de Cerveira seguimos para :Santiago de Compostela:    
Se quiserem viajar de comboio para Vila Nova de Cerveira aqui tem toda a informação clique em : Comboio
Se quiserem viajar de autocarro para Vila Nova de Cerveira aqui tem toda a informação clique em : Autocarro.



Sem comentários:

Enviar um comentário