27 de dezembro de 2020

«Amesterdão é a capital da Holanda»

A cidade situa-se no Litoral Norte do país numa zona pantanosa, rodeada de moinhos de vento que auxiliam no bombeamento da agua para os diques. Amesterdão com os seus canais é conhecida como a Veneza Holandesa.

Chegamos a Estação central a principal de Amesterdão, estação ferroviária e rodoviária. Inaugurada em 1889. A estação fica numa ilha artificial onde chegamos de autocarro vindo de Volendam uma aldeia de pescadores que fica a 20km de Amesterdão Chegamos a Volendam vindo de :RoterdãoQuando saímos da estação ficamos admirados com tantos parques cheios de bicicletas.
Se tem pouca mobilidade pode comprar o City Card que lhe da acesso grátis a muitos museus, cruzeiro nos canais, para informações atualizadas Clique aqui

A cidade visita-se bem a pé ou de bicicleta a maioria das atrações turísticas estão concentradas no centro histórico e junto dos seus canais. Saímos da estação e caminhamos até a Praça Dam onde se situa o Palácio Real e o Museu Madame Toussauds.

é o Museu de cera de Amesterdão, onde estão representadas figuras em cera de muitas celebridades como atores, cantores e muitas outras personagens históricas, inaugurado em 1970. O Museu tem aceso limitado a cadeiras de rodas, e são proibidas cadeiras elétricas. Preço 19,50€ para informações atualizadas dos preços :Clique aqui: Horários atualizados :Clique aquiPalácio Real que inicialmente foi a Câmara Municipal.

O Rei Luís Napoleão começou a usa-lo como palácio em 1808.É o mais magnifico edifício do século XVII, com o salão do cidadão, as belas galerias de mármore as esculturas e pinturas contam a historia de Amesterdão. Os eventos mais importantes da Monarquia Holandesa realizam-se aqui como os casamentos reais, as visitas de estado e sua comitiva aqui ficam alojados. O Palácio tem maravilhosos salões onde são servidas as refeições aos convidados. Os bilhetes só podem ser adquiridos online. Preço adultos 10€ com áudio, crianças até 18 anos grátis estudantes 9€. Horário das 10h ás 17h. Para adquirir os bilhetes aqui tem o link :Clique aqui: A Igreja Nova dedicada a Virgem Maria fica ao lado do Palácio aqui realizam-se os casamentos e coroações dos reis e rainhas da Holanda. O Bispo de Utrecht mandou construir uma nova igreja junto da igreja velha em 1408. Aqui estão preservados os restos mortais de pessoas ilustres.  Museu Van Gogh

É composto por três andares. Aqui esta a maior coleção de pinturas de Van Gogh expostas mais de 200 pinturas mais famosas e objetos pessoais. O museu é fantástico e está muito bem cuidado. A segurança é muito apertada. As visitas tem que ser reservadas com dia e hora.
Não podemos tirar fotos nem fazer vídeo do seu interior. O Museu tem acessibilidade para pessoas com pouca mobilidade, para quem não poder visitar sozinho pode levar um acompanhante gratuitamente. Morada Museumplein Nº 6. Os bilhetes podem ser tirados pela :Internet: Preço adultos 19€ até aos 18 anos é grátis e com o Amsterdam City Card pode ser tirado no aeroporto ou na estação central. Horário esta fechado de 15 de Dezembro até 19 de Janeiro de 2021 para informações atualizadas :Clique aquiO Museu Anne Frank foi fundado em Maio de 1960 em sua memória.

O Museu biográfico esta instalado na casa onde Anne Frank e sua família esteve escondida nos fundos de um armazém com uma porta secreta. Depois de terem fugido da Alemanha por serem vitimas de perseguição pelos nazis. A família ao fim de 2 anos foi denunciada do seu esconderijo e foram levados para o campo de concentração de Bergen onde ela e a mãe faleceram. Só o seu pai Otto Frank sobreviveu e voltou ao sitio onde estiveram escondidos e recuperou o livro que Anne escreveu onde conta as atrocidades que ela e sua família sofreram as mãos dos nazistas. O livro foi publicado após a sua morte em vários idiomas. Aqui podemos ver os quartos onde a família viver, fotos daquela época, objetos e documentos. A visita nos comove ao pensar-mos o que Anne sofreu. É proibido tirar fotos. O Museu não é acessível a pessoas com  mobilidade reduzida existem muitas escadas íngremes. Os bilhetes podem ser adquiridos na própria bilheteira ou pela: Internet. Preço adulto 14€ até aos 10 anos 1€ dos 10 anos aos 17 anos 7€. Horário de Inverno de Segunda a Sexta das 12h ás 19h. Sábados e Domingos das 9h ás 19h. Verão de Segunda a Sexta 9.30h ás 16,30h Sábados e Domingos 9h ás 19h. Morada Westermarkt Nº 20. O Rijksmuseum é o Museu Nacional da Holanda. . dedicado á história e arte. Onde é contada a história de 800 anos. Aqui estão expostas varias coleções de pinturas de várias épocas. O Museu tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Para mais informações :Clique aqui: Horário das 9h ás 17h. Preço até aos 18 anos entrada grátis geral 19€. Para informações atualizadas :Clique aqui Chegamos ao bairro Red Light Districtmais mais famoso da cidade, pelas suas montras iluminadas com luzes vermelha.

Onde as e os profissionais do sexo se exibem nas janelas de seus quartos em biquini. Na Holanda estes serviços são legais e pagam os seus impostos. Aqui podemos ver o Museu erótico dedicado á história da prostituição. Não devemos tirar fotos quando elas estão nas montras por respeito. Nos ficamos a 2 km de Volendam num parque de uma queijaria e loja de artesanato. Coordenadas N 52º 29´ ´16´´ E 5º 2´ 4´´ para mais informações do estacionamento :Clique aqui: 20km de Amesterdão.

Visitamos a fabrica dos queijos gratuitamente e compramos queijo e as recordações das soquinhas de madeira. Só podemos ficar se a autocaravana tiver casa de banho. Para ficar mais que uma noite temos que estacionar do lado esquerdo do parque se estacionar do lado direito tem que sair as 9,30h da manha. Fomos dar uma volta até Volendam localidade piscatória caminhando por uma estrada rural com lindas casas rodeadas por canal de agua onde andavam lindos Cisnes e patinhos.

Junto do parque temos o autocarro nº 316 para a estação central de Amesterdão por 10€ ida e volta bilhete tirado ao motorista com cartão ou pode tirar no hotel que esta junto da queijaria. Reportagem fotográfica da visita a Amesterdão :Clique aqui:
O aeroporto Schiphol Fica a 15 km de Amesterdão. Do aeroporto tem comboio 24 h por dia que em 20 minutos o leva para a cidade por 5€.

Leve sempre o cartão europeu de saúde que lhe permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde: