4 de janeiro de 2020

 
Praga é a capital da Republica Checa situa-se na Boémia central sobre colinas nas duas margens do rio Vitara, sendo conhecida como a cidade das cem cúpulas e a mais preservada e repleta de história. Já visitamos duas vezes a cidade de Praga a primeira vez viemos de 
Berlim  A segunda vez viemos de Nuremberga.

Depois de bem instalados no parque misto grátis do Mosteiro Bazílika SV. Markéty. Morada 28 Markétská em Praga 6 Coordenadas N 50º 5´0´´ E 14º 21´24´´ para mais informações clique em Estacionamento. Onde apanhamos o elétrico n:22 o bilhete é tirado numa maquina dentro do transporte uma viagem custa 22CZ para 24 horas custa 110CZ que são 4,50€ e pode andar em todos os transportes públicos e no funicular. Quando chega-mos á cidade saímos na paragem junto da Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa onde esta o Menino Jesus de Praga. 

A Igreja fica no bairro de Malá Strana.
Morada Kláster Prazského Praga 9.Entrada grátis. 
O rio Moldava é atravessado por varias pontes a mais famosa é a ponte Carlos IV construída em 1357 e a mais velha de Praga, liga a cidade velha ao castelo.

Esta ponte mede 500 m de comprimento e 10 m de largura e esta apoiada em 16 arcos, foi durante 400 anos o único caminho entre os dois lados do rio, esta ponte é um lugar com muita animação vários artistas montam cavaletes e exibem suas pinturas a vários músicos. Na ponte a varias estátuas representando santos, a estátua mais concorrida é a de São João Nepomuceno era um padre que servia a corte da Boémia durante o século 14 e foi torturado e deitado ao rio por se recusar a revelar ao rei as confissões feitas pela Rainha Sofia A cruz do calvário marca o local onde eram feitos anúncios públicos e eram executadas as penas de morte durante a idade Média. Relógio astronómico na Praça Velha.


Como o mais famoso relógio Astronómico construído em 1338 e esta instalado na parede da antiga Câmara Municipal, o relógio ao bater as horas surgem da janela superior os doze apóstolos desfilando, e na parte inferior estão os doze signos do Zodíaco. Se quiser visitar os salões da Câmara Municipal e a torre. Horário e preços: Visita a Câmara Municipal  No primeiro andar existe a capela de nossa Senhora, se pretender visitar aqui tem os Horários e preços: Capela de Nossa Senhora  Templo de nossa Senhora Tyn com duas torres de 80 m de altura é o maior edifício gótico de Praga, 

 o seu interior é dividido por três naves e um coro. O Palácio de Gotz Kinsky um belo edifício construído no século XVIII. A Igreja de São Nicolau é uma antiga Abadia Beneditina construída em 1737 em estilo barroco próximo da grande rua comercial  que nos leva ao Bairro Judeu Josefstadt onde está o cemitério Judaico do século XII e a Sinagoga. O castelo de Praga fortificado esta localizado na colina Hradcany construído entre os séculos XIV e XVII é o maior Castelo do mundo com 70 mil metros quadrados.

O Palácio Real esta instalado no castelo foi a residência de vários Réis os últimos a habita-lo foram os réis da Boémia. Atualmente e a residência oficial do Presidente da Republica. Não pode perder o render da guarda é um espetáculo digno de ser visto, todos os dias ás 12 H tem o render da guarda com banda de musica, e de hora a hora podemos ver a troca de soldados. 

O castelo tem 6 jardins dignos de uma visita. Para chegar ao castelo podemos fazer a pé ou no trem 22 que para perto do castelo paragem Prazsky hrad. Horário do complexo do castelo clique aqui Preço :clique aqui   Catedral de São Vito é a maior igreja da Republica Checa 

o inicio da sua construção foi em 1344 e só terminou em 1929 a sua torre tem quase 100 metros de altura, na catedral estão as joias da Coroa Checa e o panteão real no qual estão depositados os restos mortais dos antigos réis e santos incluindo o padroeiro São Venceslau o Rei Carlos IV e o túmulo de prata de São João de Nepomuk. Podemos admirar os bonitos vitrais. Depois da visita ao castelo descemos a {Ruela de Ouro}ou rua dourada o seu nome deriva dos ourives que viviam na área. As casas foram construídas no século XVI para abrigar os guardiões do castelo, no numero 22 habitou Franz Kafka. Grande parte da beleza desta rua deve-se a Imperatriz Maria Teresa que ordenou que em todas as casas fossem feitas obras de melhoramento. Atualmente nas casas podemos ver exposições ou lojas de souvenirs, seguindo esta rua fica a Torre de Daliborka a Torre Mihulka chamada de Torre do Pó.
 A casa dançante construção excêntrica e moderna contrastando com os prédios antigos. Para ver este edifício por dentro marque um almoço ou um jantar no restaurante {Ginger e Fred}situado no piso superior, para desfrutar de uma vista única. Paragem Jiraskovo Namesti linha 14 e 17. 


Como se deslocar do aeroporto de Praga a 10 km da cidade .Link.
Viajar de carro ou autocaravana vinheta para as autoestradas .Link

A moeda e Coroa Checa pode levantar lá dinheiro com o seu cartão multibanco ou pode trocar euros nas casas de cambio para pequenas despesas nunca levante dinheiro com o visa porque paga uma taxa grande use o visa só para pagar o cartão é aceite em todo o lado.

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde:

















2 comentários: