13 de maio de 2021

 Santuário de nossa Senhora de Fátima situa-se na região centro na província da Beira Litoral no centro de Portugal. 

Depois da visita a :Batalha: seguimos até a  Cova da Iria onde esta situado o Santuário mariano de nossa Senhora de Fátima. O Santuário é visitado por milhões de pessoas de todo o mundo. Chegamos aqui para o encontro anual dos Auto caravanistas, local que já visitamos muitas vezes e estacionamos no parque por trás da Basílica coordenadas N 39⁰ 38′ 1,03” W 8⁰ 40′ 15,82”.

A Basílica do Rosário inaugurada em 1928 de estilo neo barroco construída com pedras da região e os seus altares com pedra mármore portuguesa.

A sua torre mede 65m de altura e no seu topo tem uma enorme coroa em bronze. 
Os túmulos dos pastorinhos podem ser visitados na Basílica. Neste local a 13 de Maio de  1917 começaram as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta que  morreram em pequenos e Lúcia morreu em 2005 no Convento das Carmelitas em Coimbra. 

No local onde estava a azinheira das aparições foi construída uma capelinha em 1919 onde esta a imagem de Nossa Senhora de Fátima. 
A bala com que o Papa João Paulo II foi baleado no Vaticano em Maio de 1981 foi oferecida a Nossa Senhora pela sua proteção. Oferta feita na primeira vez que o Papa visitou o Santuário. Essa bala esta encrustada na coroa de Nossa Senhora de Fátima que pesa 1,200km e é composta por 2650 pedras preciosas.

As casas dos pastorinhos situam-se a 3km na localidade de Aljustrel. As casas estão separadas por alguns metros e foram transformadas em pequenos museus mantendo todos os objetos daquela época. 

Em 2007 foi inaugurada a Basílica da Santíssima Trindade em forma circular com 12 portas laterais cada uma representa um apostolo, situada no complexo do santuário com mais de 8 mil lugares, as paredes do seu altar são adornadas com um enorme painel feito em terracota dourada,  construção muito moderna e espaçosa. 

Pode fazer a viagem no pequeno trem de Fátima até a Aljustrel que sai de 30 em 30 minutos Preço 6€ crianças até 12 anos 3,50€. Preços e horários atualizados :Trem turístico

  


 


Sem comentários:

Enviar um comentário