3 de fevereiro de 2022

Porto de Mós situa-se entre as serras de Candeeiros e Mira Daire no distrito de Leiria na região da Estremadura no centro do País.

O nome da vila deve-se a produção de mós iniciada a cerca de dois mil anos pelos romanos, as mós eram transportadas por jangadas no rio Lena quando este era navegável. Em 1230 a Vila foi doada aos Monges de Cister. Depois de bem  Instalados na área de serviço para as autocaravanas situada junto do bonito parque da cidade e do posto de turismo. Lá fomos nós caminhando monte acima para visitar-mos o majestoso castelo de Porto de Mós.                                                               
Pelo caminho podemos admirar os maravilhosos painéis de azulejos representando Jesus cristo na sua caminhada para o calvário. O majestoso castelo em forma pentagonal com quatro torreões verdes de aspeto palaciano. O castelo foi erguido nos escombros de um antigo posto de vigia romano. Após sucessivas guerras entre portugueses e mouros a vila foi conquistada em 1148 por D. Afonso Henriques auxiliado por D. Fuas Roupinho o primeiro alcaide do castelo. No reinado de D. Dinis e concedida a carta de foral á Vila de Porto de Mós. D. Dinis ofereceu a vila a Rainha D. Isabel. O castelo destruído com o terramoto de 1755, a sua recuperação deu-se em 1936.                   
O castelo é composto por três pisos no primeiro realizam-se exposições temporárias, o segundo e o espaço onde antigamente eram os quartos e salas com bonitas varandas no terceiro andar são as torres. 
O castelo tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida com uma plataforma elevatória, tem informações em braille. Preço 1,57€ Horário de Maio a Setembro das 10horas ás 12,30horas e das 14horas ás 18,30horas de Outubro a Abril fecha ás 17,30horas, encerra ás Segundas Feiras. Na zona exterior tem estacionamento reservado para deficientes. Do castelo temos uma vista maravilhosa para a cidade e toda a zona envolvente. No regresso a cidade fomos visitar o Museu Municipal.               

O edifício onde o museu esta instalado já foi uma antiga prisão e o mercado do peixe, desde 1989 alberga o Museu Municipal composto por um valioso espolio recolhido por toda a região. A exposição é composta por centenas de objetos como a coleção de moedas do tempo de D. João V e D. Maria II. As atividade da pastorícia, objetos agrícolas como arados, charruas,
debulhadeiras, enfardadeiras e muitos mais, os variados trajes dessa época como os fatos usados pelos marchantes nas festas populares de 1984 a 1988. Na arqueologia estão expostos crânio de Urso, de Lobos, dentes e na paleontologia dezenas de fosseis marinhos e de dinossáurios. Entrada grátis, horário de Terça Feira a Sábado das 9 horas ás 12,30 horas e das 14horas ás 17,30horas. Fechado Segunda Feira, Domingos e feriados. Morada Travessa de São Pedro.                                                                                 Igreja de São Pedro

Depois da visita ao museu descemos a rua até ao Rossio onde esta a Igreja cristã de São Pedro de estilo barroco. Que entre 1676 e 1834 a igreja esteve integrada no Convento dos Agostinhos Descalços. No seu interior existe uma capela em honra do Senhor dos Passos, o altar e o retábulo são em mármore do século XVIII, a imagem de São Pedro padroeiro da cidade é de madeira feita na India em 1867. No seu exterior existe um monumento dedicado a nossa Senhora de Fátima e aos pastorinhos.   . 

                                              A ermida de Santo António 

foi construída no século XVII com as esmolas dos devotos de Santo António. O seu interior é revestido a azulejos de padrão amarelo e azul pintados em Lisboa. A estrada romana passa perto desta vila. De Porto de Mós podem partir a aventura até :Leiria: Ou as grutas de Santo António para informações: Clique aqui: ou 
Alvados para mais informações :Clique aqui:       

Área de serviço para as autocaravanas fica no parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo, GPS: N 39º35´50´´ W 8º49´14´´ para informações atualizadas clique em :Área de serviço de Porto de Mós   

 

       

Sem comentários:

Enviar um comentário