27 de julho de 2018

«Alemanha campo de concentração de Sachsenhausen em Oranienburg»

 Fica a 35 km de Berlim. Para quem esta alojado em Berlim pode ir de comboio na linha S1 (wannsee- Oranienburg) a viagem dura cerca de 50 minutos. Chegados a estação pode apanhar o autocarro N 804 em direção a Malz ou o 821 com destino a Sachsenhausen que o leva ao campo, ou a pé são 20 minutos. A  visita ao campo é grátis mas pode alugar um áudio-guia por 3€. Na entrada do campo podemos ler a seguinte frase Arbeit Machfrei o trabalho liberta. A visita ao campo não é fácil de se fazer são muitas emoções juntas mas serve para entender-mos até onde a maldade humana pode chegar. No percurso até ao campo podemos ver exposições de fotografias que demonstram as condições em que viviam naquele campo. Junto deste campo estão os edifícios onde estiveram concentrados os escritórios administrativos de todos os campos de concentração da Alemanha.  

 O campo de Sachsenhauren foi o primeiro a ser construído na Alemanha em 1936, estima-se que aqui foram exterminados milhares de prisioneiros homossexuais, Judeus, Polacos, Russos, ciganos e todas as pessoas que fossem contra o regime nazi. Muitas destas pessoas serviram para experiências medicas e depois eram executados.      

 Dentro do campo podemos ver os barracões onde viviam os prisioneiros dormindo 3 e 4 pessoas na mesma cama, os lavatórios sanitas eram todas juntas. Os prisioneiros doentes e velhos eram levados para salas com chuveiros tendo-lhes ser dito que iriam tomar, mas dos chuveiros não saia agua mas saia gás que ao fim de alguns segundos provocava a morte. Depois eram levados para os fornos para  serem incinerados, e as suas cinzas serviam para fertilizar os campos. 

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde:


 Junto do campo há um grande estacionamento grátis  mas não pode pernoitar coordenadas: N 52.76353º E 13.26053º.
Se precisar de pernoitar tem o parque de campismo junto do rio link: Parque de campismo em Oranienburg


Sem comentários:

Enviar um comentário