23 de abril de 2021

Vouzela situa-se no distrito de Viseu na Província da Beira Alta, nas terras de Lafões, e na rota das estradas Romanas. Vouzela foi muito importante para o Império Romano. 

O Ex libre da cidade é a ponte ferroviária com 15 arcos da antiga linha do Vouga que ligava o Litoral ao interior do País desde Espinho até Viseu passando por Vouzela. Esta linha foi muito importante no desenvolvimento da cidade. A linha foi desativada em 1990. Atualmente a ponte faz parte de um percurso pedestre e um miradouro com uma vista maravilhosa para a cidade e zona envolvente. E por baixo desta tem um magnifico jardim com diversões para as crianças. 

A Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora da Assunção esta situada onde existiu um mosteiro. 

Igreja de estilo românico e gótico. Quando visitarem esta igreja reparem na sua torre sineira tem um estilo muito diferente de outras igrejas. A torre sineira com 2 sinos eleva-se numa parede defronte da igreja tapando a sua fachada.

Dali seguimos passeando pelas ruas históricas admirando os edifícios senhoreais construídos em granito, até ao Museu Municipal que funciona no antigo tribunal e cadeia.

 O Museu tem exposições permanentes de arqueológico, etnografia, brinquedos antigos e arte sacra. Horário de Segunda a Sexta das 9,30h ás 13h e das 14h ás 17,30h, Sábados e Domingos só da parte da tarde das 14h ás 17,30h. 

A capela de São Frei Gil padroeiro de Vouzela, a sua fachada é do reinado de D. João V. Aqui esta desde 1626 uma relíquia do maxilar inferior do santo. 

A ponte Romana de um só arco é do século XVI fica sobre o Rio Zela.
No fim da visita a cidade e antes de subir-mos ao Miradouro Senhora do Monte do Castelo, fomos degustar os famosos pasteis de Vouzela de massa folhada muito fina e recheados com creme de ovos. Recomendo que degustem a famosa vitela de Lafões quando passarem por Vouzela. Recomendo a visita ao Miradouro onde estamos em contato com a natureza e donde temos uma paisagem 
 maravilhosa sobre a cidade e aldeias vizinhas. Aqui encontram-se vestígios de um antigo Castro do período neolítico e podemos apreciar duas sepulturas antropomórficas escavadas na rocha. 

Este local é maravilhoso para quem gosta de fazer caminhadas este local tem ótimos trilhos como as estradas romanas. 

Finda a nossa visita a Vouzela seguimos para :Viseu: onde pernoitamos na área de serviço.                   

                    Parque e área de serviço para as autocaravanas. 


Em Vouzela pode estacionar no Largo da Feira estacionamento grátis. Coordenadas N 40º 43´16´´ W 8º 6´31´´  para informações atualizadas clique no :Link

Área de serviço grátis de Viseu Morada Avenida Europa GPS: N 40º39´53´´ W 7º54´58´´ com 8 lugares.

Sem comentários:

Enviar um comentário