16 de maio de 2021

Lourdes cidade situada a Sudoeste de França onde esta o complexo do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes um dos locais mais visitado por peregrinos. 

Locais de passagem desta longa viagem até Lourdes :Viseu::Salamanca::Burgos: depois da visita a :San Sebastian: Seguimos viagem até ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes que já visitamos algumas vezes na nossa ultima visita aconteceu-nos uma dadiva maravilhosa levamos o andor de Nossa Senhora de Fátima na procissão da Senhora de Lourdes. 

A lenda da Nossa Senhora de Lourdes três crianças andavam a recolher lenha junto do Rio Gave quando uma das meninas chamada de Bernadette ouviu uma voz chamando-a vinda de uma gruta ao aproximar-se viu uma senhora vestida de branco e azul, que lhe pediu para voltarem aquele lugar em dias marcados e que rezassem pelos doentes. 

E que naquele lugar fosse erguida uma igreja. As meninas quando contaram o que se tinha passado o povo não acreditou e pensaram que as meninas estavam a mentir e trataram-nas mal. Como o povo não acreditou a Senhora num dos encontros pediu que a menina escava-se no chão de onde começou a brotar água. O povo que sabia que naquele local não havia água curiosos começaram a ir buscar água para beber e lavarem-se e começou a  acontecer que pessoas que estavam doente ao beber e lavarem-se com aquela água ficavam curadas. E assim começaram as peregrinações á localidade de Lourdes. O governo Francês daquela época mandou interditar o local. A igreja foi erguida em 1876. A menina Bernadette foi para um convento onde faleceu com 34 anos. 

                          No monte ao lado da Basílica começa a via sacra. 


Vídeo da Via Sacra veja em tela grande. 

 

                 Aqui vou contar como aconteceu a nossa aventura em Lurdes. 

 chegamos a este local sagrado num Domingo, levando dois casais e a nossa amiga Conceição que nunca tinham visitado Lurdes. Depois de bem estacionados seguimos até ao Santuário onde estava a decorrer a procissão das velas da Senhora de Lurdes onde o andor de nossa Senhora de Fátima estava integrado.
Terminada a procissão já era noite e regressamos as autocaravanas. No dia seguinte voltarmos ao santuário para uma visita mais detalhada. Chegados junto da gruta onde esta a imagem da Senhora de Lurdes encontramos um senhor já com alguma idade quando se apercebeu que eramos portugueses tira do bolso uma bandeira de Portugal e disse sou portugueses  e imigrante há muitos anos e nos foi contando a sua historia de imigrante. Um dos nossos amigos perguntou-lhe onde podia-mos assistir a uma missa em português o senhor indicou-nos que numa das capelinhas as 5h nas era em brasileiro, nos respondemos que não havia problema despedimo-nos do senhor e fomos fazer a nossa visita começando pela via sacra. Um pouco antes das 5h lá estávamos nos na capelinha mas só estavam três pessoas e nós que eramos sete passado um pouco chegou o padre muito simpático e meteu conversa querendo saber de onde eramos e se eramos imigrantes, passado um pouco chegou uma senhora que tínhamos visto na noite anterior na frente do andor de nossa Senhora de Fátima juntou-se a conversa e perguntou se a noite estávamos por lá ou se íamos seguir viagem respondemos que iriamos dormir ali e só seguíamos viagem no dia seguinte. 

A senhora vira-se para nós e disse vocês caíram do céu ficamos muito admirados e perguntamos porquê a senhora respondeu como era Segunda Feira e as pessoas que costumavam levar o andor da Senhora de Fátima estavam a trabalhar e não tinham ninguém para levar o andor, e se nós o queríamos levar dissemos logo que sim e perguntamos a que horas queria que estivéssemos lá. A senhora era a guardiã da imagem de nossa Senhora de Fátima e a responsável em enfeitar os andores. 
Para nós foi uma enorme emoção levar o andor da  nossa Senhora de Fátima a tantos quilómetros do nosso País. 

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Clique aqui 


Nos costumamos estacionar no parque junto da estrada a 700m do Santuário.

Tem uma casa de banho durante o dia. Com 16 lugares. Coordenadas N 43º 5´54´´ W 0º 2´31´´ para informações atualizadas clique no :Link: Se chegarem e o parque estiver cheio podem ir para o parque Arrouza a 1km do centro junto do Rio  pago 10€ o estacionamento é junto do parque dos autocarros. Para informações atualizadas clique no :Link 

Sem comentários:

Enviar um comentário