31 de julho de 2018

Poznan situa-se na Polónia é a cidade mais antiga e foi a primeira capital no século X. Fica situada a oeste do país nas margens do rio Warta. Em Poznan iniciou-se o cristianismo em 966. A Praça Velha e a Câmara Municipal          

Depois de visitar-mos o campo de  concentração de .Sachsehausen que fica a 35 km de :Berlim: Chegamos a Poznan e estacionamos no parque misto coordenadas: N 52º 24´30´´ E 16º 58´34´´ a 3km do centro, a 100m tem o elétrico para a cidade ou pode ir a pé pela ciclovia. O presidente alemão Paul Von Hindenburg nasceu nesta cidade. Foi ele que nomeou Adolfo Hitler para primeiro ministro da Alemanha em Janeiro de 1933. O Castelo Imperial foi ocupado por Hitler em 1939 tendo ali instalado a representação do terceiro reich. Na cidade de Poznan em Junho de 1956 ouve uma importante revolta popular tendo contribuído para a queda do comunismo na Polónia. O famoso relógio das cabrinhas   

A praça do mercado velho fica no centro da cidade onde as famílias abastadas construíram as suas casas em estilos góticos, barrocos e renascentista com fachadas de varias cores. Na praça estão varias  fontes a Apolo, Marte, Neptuno e a Proserpina sendo a mais antiga do século XVII. O edifício mais emblemático da praça é a Câmara municipal construído no século XIV. Na sua fachada podemos ver o brasão de armas de Estanislau II e por cima está o famoso relógio das cabrinhas. Na praça ao meio dia juntam-se centenas de pessoas para ver o bonito espetáculo do relógio ao  bater as doze badaladas apresentam cabras mecânicas que batem com as suas cabeças uma contra a outra a cada badalada. O Museu Nacional de Poznan está instalado no edifício da Câmara. Horário de 16 de Setembro a 15 de Junho de Terça a Quinta das 9h ás 15h, Sexta das 12h ás 21h Sábado e Domingo das 11h ás 18h aos Sábados a entrada é grátis. Horário Verão de Terça a Quinta das 11h ás 17h. Preço 7PLN e reduzido 5PLN com o cartão turístico é grátis. A Catedral de San Paulo e San Pedro foi a primeira igreja católica na Polónia.     

A Catedral foi construída em 968 em estilo gótico. E destruída durante a guerra sendo reconstruída após a segunda guerra Mundial O seu interior é maravilhoso constituído por 12 capelas com vários artefactos sagrados e históricos, como as imagens de Pedro e Paulo em estilo gótico e barroco, destacando-se a capela dourada onde estão os túmulos de vários réis, duques e bispos. Apreciem o magnifico piano de sopro, o Altar Maior do século XV e os bonitos vitrais. A igreja não pode ser visitada durante as missas. Horário da Catedral de Segunda a Sábado das 8h ás 19h Domingos até ás 20,30h entrada grátis. A Catedral e a igreja da Virgem Maria ficam situadas na ilha de Tumski. O subterrâneo da Catedral está fechado no inverno. Aberto de 15 de Março a 11 de Novembro de Segunda a Sábado das 9h ás 17h Preço 3,50 PLN com desconto 2,50 PLN. Museu Arquidiocesano  

O museu foi fundado no século XIX entre os  anos 1894 e 1898 pelo Arcebispo Florian Stablewski. Neste museu podemos ver maravilhosas exposições como Arte Gótica, Galerias de arte Medieval, Galerias modernas entre outras. Fechado ao Domingo e Segunda. Horário Terça a Sexta das 10h ás 17h Sábado 9h ás 15h. Preço 8 PLN reduzido 5 PLN. Igreja de San Estanislau construída em estilo barroco.   

Foi construída entre 1650 e 1730, no interior apreciem as capelas maravilhosamente ornamentados, a nave central é constituída  por 16 colunas de mármore vermelho. A sua fachada é pintada em cor rosa e ornamentada com colunas e estátuas em branco. A entrada e grátis, horário de Segunda a Sábado das 7h ás 19h Domingo das 9h ás 19h. O Castelo Real localiza-se numa colina próximo da Praça Velha do Mercado. Foi construído no século XIII, aqui foram coroados os réis da Polónia e realizados os casamentos reais. Aqui está instalado o Museu de Artes Aplicadas. Onde podemos ver vários artefactos desde o século XIII como moveis, armas, roupas e joias. Entrada grátis ás Terças. Para informações clique em. Museu de artes aplicadas Endereço: Góra Przemysla n.1. Lago Malta lago artificial perto do rio Warta onde se realizaram os jogos olímpicos de Inverno. Esta zona é toda relvada e tem praia pública, parque aquático, pista coberta de gelo, pista de esqui.

  Pode comprar o cartão turístico pode andar em todos os transportes públicos por toda a cidade e arredores grátis, e entradas grátis ou com descontos em atracões turísticas este cartão pode ser comprado  no aeroporto, estação ferroviária ou nos postos de turismo.
Aeroporto Internacional Poznan Lawica fica a 7km da cidade. Transporte para a cidade tem o autocarro expresso da linha L preço 7,20 PLN ou as linhas 48, 59 e 242 preço 3,60 PLN. Se optar por táxi custa a volta de 55 PLN. 

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde : 

Parque de estacionamento em Poznan Parque de estacionamento junto do lago  Parque de Campismo em Poznan clique aqui

De Poznan seguimos para :Gdansk:


Sem comentários:

Enviar um comentário