2 de novembro de 2019

Salamanca é património Mundial da Unesco, é conhecida como a cidade Dourada pelos seus edifícios em arenito dourado. Fica a Noroeste de Espanha na Região de Castela e Leão. Sendo banhada pelo Rio Tormes. O padroeiro de Salamanca é San Juan de Sahagún. A Catedral  Nova e a Velha fazem parte de um conjunto arquitetónico maravilhoso. A sua Universidade é a mais antiga de Espanha. Ponte romana e Catedral de Salamanca         

A viagem pela Europa em autocaravana começou em :Viseu: cidade que já conhecemos onde tinha-mos marcado encontro com os nossos amigos Júlia e Armando para esta magnifica viagem. De Viseu percorre-mos os 234km até Salamanca onde estacionamos junto da bomba da Repsol parque grátis na Carretera de la Fregeneda nº 45. Para mais informações clique em: Parque misto local muito perto da Ponte Romana sobre o rio Tormes a 10 minutos a pé do centro da cidade. A nossa visita começou pela Ponte Romana que fez parte da Rute de la Plata. A imponente Catedral. 

Subimos a rua muito íngreme até a Catedral ao chegar-mos estavam a decorrer as cerimonias religiosas de San Juan de Sahagún como  era dia do seu padroeiro, visitamos a Catedral gratuitamente mas não podemos tirar fotos. A Catedral Nova foi anexada a antiga Catedral a sua construção começou em 1513 em estilo gótico e barroco, em forma retangular composta por três naves e dezoito capelas uma delas dedicada a Virgem da Assunção, no meio da nave principal fica o maravilhoso coro. A igreja recebe luz natural através dos deslumbrantes vitrais. Para visitar a Velha Catedral o acesso é feito através do interior da nova. Aqui fica sediada a diocese de Salamanca. As suas fachadas estão ornamentadas com magnificas esculturas. Horários e preços Geral 6€  engloba a Nova e a Velha Catedral, Claustro, e salas de Capítulos para mais informações clique em: Catedral de Salamanca. Procissão de San Juan de Sahagún. 

Podemos visitar as torres Medievais da Catedral com 110m de altura, e uma exposição com 900 anos de história e arte. Entrada pelo portão da torre. Preços e Horários atualizados: Torres da Catedral 

A Universidade de Salamanca foi fundada em 1218 pelo Rei de Leão Afonso IX. Inicialmente funcionava como um centro de estudos de direito civil e canónico. Foi oficialmente confirmada como uma Universidade por Afonso X em 1254, sendo atualmente a Universidade mais antiga de Espanha. Preços e horários atualizados: Universidade. Igreja Clerezía, a universidade pontifício e casa das conchas.

Subindo as torres da Igreja Clerezia podemos ter umas vistas maravilhosas aqui tem toda a informação. Horários e preços: Torres Scala CoeliA Casa das Conchas e um dos palácios mais charmosos e um dos melhores exemplos da arquitetura Gótica, e a bonita fachada revestida por mais de 300 conchas. Atualmente abriga a Biblioteca pública e um salão de exposições. Entrada grátis. A Plaza Mayor típica praça Castelhana foi projetada por Alberto Churriguera no Século XVIII. Sendo declarada Monumento Nacional em 1935. Possui 88 arcos, e esta decorada com diversos medalhões e estátuas. Ajuntamento na Praça Mayor e Mercado de Abastes e casa Lís.  

A casa Lis é um maravilhoso edifício moderno. Todo envidraçado com vidros coloridos. Que alberga o Museu de Arte Deco e Nouveau, que expõe coleções de artes decorativas do fim do Século XIX até a primeira Guerra Mundial e uma grande coleção de bonecas de porcelana. Horários e preços: Casa Lis. Igreja do Convento de San Esteban.

O Convento e igreja de San Esteban foi fundado no Século XVI. Foi neste local que Cristóvão Colombo expôs pela primeira vez aos dominicanos a ideia de chegar a Índia através de uma nova rota. Destaca-mos a sua bonita fachada o retábulo, os claustros e a escada de Soto que liga ao Convento das Duenas. Horários e preços atualizados: Convento de San Esteban. Horários e preços atualizados: Convento de Las Duenas No fim do dia como já estávamos muito cansados fomos dar uma volta no tradicional comboio turístico que sai junto da Catedral. Preço da viagem 4€. De Salamanca seguimos para :Burgos:


Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde:

Ou parque sem serviços junto do complexo desportivo a 2km do centro coordenadas N 40º 57´32´´ W 05º 40´30´´ na Avenida Del Padre Ignacio Ellacuría
Área de serviço a 3km de Salamanca coordenadas N 40º 56´22´´ W 05º 39´18´´ a 3km do centro de Salamanca na Avenida  Carbajosa. Em Carbajosa de la Sagrada. 

2 comentários:

  1. Na página dos "PICÕES" só se aprende. Boa aula histórica.
    Parabéns e continuem.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. OLA AMIGO VIRIATO OBRIGADO POR DISPENSAR UM POUCO DO SEU TEMPO PARA SEGUIR AS NOSSAS VIAGENS. TENTAMOS DAR UMA BOA INFORMAÇÃO DOS LOCAIS QUE JÁ VISITAMOS. UM BEM AJA.

    ResponderEliminar