2 de abril de 2020

«Coimbra e o parque Temático Portugal dos Pequenitos» situam-se na Província da Beira Litoral na Região centro de Portugal. Coimbra   foi capital do reino no reinado de D. Afonso Henriques. 


Coimbra é conhecida como a cidade romântica pelo amor proibido do Rei D. Pedro e dona Inês de Castro, 
a sua Universidade é uma das melhores da Europa. Aqui estão sepultados D. Afonso Henriques e D. Sancho I os primeiros Reis de Portugal. A Rainha Santa Isabel é a padroeira da cidade.

  depois de bem estacionados no parque junto da Ponte de Santa Clara Av: João das Regras. GPS: N40º12´19´´ W8º25´56´´Pago de Segunda  a Sexta 3€ por dia Sábado e Domingo grátis. Para pernoitar utilizamos a área de serviço de Condeixa.40 ° 6 '48 "N 8 ° 29 '43 "W  ou Sangalhos. 40 ° 29 '12 "N 8 ° 28 '31 "W. Do parque seguimos pela ponte de Santa Clara no fim da ponte chegamos a Praça da Portagem onde visita-mos a loja das conservas artesanais. 

A sua arquitetura é maravilhosa aqui podemos comprar todo o tipo de conservas. Da Praça da Portagem seguimos a rua principal até a Praça 8 de Maio onde esta a Igreja do Mosteiro de Santa Cruz e (Panteão Nacional) 

foi fundada pelos cónegos de Santo Agostinho em 1131, no altar-mor estão os túmulos do fundador de Portugal D. Afonso Henriques e do seu filho D. Sancho I. Na igreja destacam-se o púlpito datado de 1522 da autoria do escultor Nicolau de Chanterene, o maravilhoso coro datado de 1513 o magnifico órgão barroco datado de 1719 e os painéis de azulejos. Entrada grátis Horário: de Segunda a Sábado das 11,30h ás 16,30h Domingos das 13h ás 17h. Morada Praça 8 Maio. Para quem tem pouca mobilidade e quiser visitar a Universidade e toda a zona envolvente pode seguir até ao

 Mercado Municipal D. Pedro V junto deste tem um elevador e o funicular que o leva até a parte alta da cidade e junto da Universidade. Preço: Elevador .
A Universidade de Coimbra foi transferida em 1537 de Lisboa para o Paço Real um antigo Palácio. A porta Férrea que da acesso ao pátio da universidade é do ano de 1634. Informações para visitar o complexo da Universidade :Clique aqui .

Neste pátio esta situada a magnifica biblioteca Joanina de estilo barroco construída no reinado de D. João V numa antiga prisão do Paço Real, O edifício é uma caixa forte para conservar os livros as suas paredes exteriores tem 2 metros de espessura. O retrato de D. João V esta exposto no piso Nobre. A biblioteca começou a receber os primeiros livros em 1750. A biblioteca é constituída por 3 salas e mais de 72 estantes em madeira de carvalho pela sua durabilidade e o odor que emana mantendo os insetos afastados. Possuindo mais de 60 mil livros escritos entre os séculos XV e XVIII. Não é permitido tirar fotos dentro da biblioteca. Só podem entrar 60 pessoas a cada 20 minutos. Informações para visitar a Biblioteca Joanina :Clique aquiO bilhete pode ser utilizado por 2 dias. Horário das 9h ás 13h e das 14h ás 17 horas. Morada Largo da Ponte Férrea. A  Capela de São Miguel erguida entre 1517 e 1522. A fachada é de estilo Manuelino. O  interior e muito bonito o retábulo principal é em talha dourada, o órgão barroco de 1733 e a sala dos Capelos onde se realizam os eventos mais importantes. A Torre sineiro é do século XVIII tem 184 degraus é uma zona estreita pode ser visitada. Não é permitida a entrada a menores de 6 anos e pessoas com doenças cardíacas.                                      A Sé Nova é a sede da Diocese de Coimbra. 

Inaugurada em 1640 de estilo Barroco. A Sé Nova esta localizada no antigo Colégio das Onze mil Virgens ou Colégio dos Jesuítas no Largo da feira. O seu interior é maravilhoso a igreja e constituída por várias capelas laterais de estilo Barroco dedicadas a vários santos. O altar principal é magnifico em talha dourada construído entre os séculos XVII e XVIII. Horário Segunda a Sábado das 9h ás 18,30h Domingos das 10 horas ás 12,30 horas. Entrada grátis mas pedem uma doação de 1€. Endereço: Rua da Couraça Apóstolos Nº 110. O Museu Nacional Machado de Castro abriu em 1911.

Anteriormente foi um Templo Cristão no Século XI e o paço Episcopal no século XII. Horário: Fechado ás Segundas ás Terças  das 14h ás 18h ás Quartas a Domingo das 10h ás 18h. Morada Largo Dr. José Rodrigues, muito perto da Sé Nova. Sé Velha Catedral Românica do século XII, aqui esta sepultado D. Sesmando Conde de Coimbra. a Sé Velha localiza-se na parte mais antiga da cidade. Em Coimbra fica o primeiro parques temáticos de Portugal Bissaya Barreto.

ou Portugal dos pequenitos. Inaugurado em Junho de 1940, um espaço lúdico e pedagógico e dedicado a arte escultórica e arquitetónica mostrando aldeias, monumentos em miniatura. Horário de Inverno todos os dias das 10h ás 17h Verão das 9h ás 20h. Preços Para mais informações clique aqui: Portugal dos pequenitos. Para ver a reportagem fotográfica da visita ao Portugal dos Pequenitos :Clique aqui:                                                  O Mosteiro de Santa Clara a Velha 

construído na margem esquerda do Rio Mondego, foi mandado construir pela Rainha D. Isabel de Aragão. A sua arquitetura é de estilo gótico. O convento das freiras Clarissas esteve aqui instalado durante muitos anos. A freiras tomaram conta do espolio e do túmulo da Rainha Santa Isabel. O Mosteiro era varias vezes inundado pelas águas do rio Mondego, e as freiras tiveram que se mudar para o Mosteiro de Santa Clara a Nova situado no monte de nossa Senhora do Monte levando todo o espolio da Rainha e o seu túmulo. Desde então as águas do Mondego mantiveram o mosteiro submerso e em ruínas. Mas em 1991 teve obras de recuperação. O Mosteiro reabriu em 2009 integrando um centro interpretativo com funções museológicas. Encerra ás Segundas. Domingos e feriados até ás 14h a entrada é grátis para cidadãos nacionais. Tem roteiro em Braille. Morada: Rua das Parreiras. Informações como horários e preços: Clique aqui.                                                                                         O Mosteiro de Santa Clara a Nova 

de estilo Barroco foi mandado construir em 1649 por D. João IV, no qual foram albergadas as freiras Clarissas vindas do antigo mosteiro. Em 1910 o Claustro e o túmulo de prata e Cristal da Rainha Santa Isabel foram classificados como Monumento Nacional. No retábulo da capela-mor encontra-se a urna de prata e cristal da Rainha Santa Isabel. O Claustro e o coro baixo são maravilhosos. As crianças até aos 6 anos entrada grátis. Para mais informações como Horários e preços: Clique aquiA fonte dos Amores datada de 1326 situa-se na Quinta das Lágrimas. Atualmente é um Hotel.
Se quiserem podem visitar Condeixa e as ruínas de Conimbriga que fica a 19 km :Clique aqui. e obtenha todas as informações. 
Para os amantes de fotografia aqui tem a reportagem fotográfica da visita a Coimbra: Clique aqui.

                                                       

Sem comentários:

Enviar um comentário