20 de junho de 2020

Bobadela situa-se na região centro do pais no conselho de Oliveira de Hospital no distrito de Coimbra. Este conselho vive da agricultura, da pastorícia, no fabrico de queijos e requeijão e na transformação de carne em saborosos enchidos e da indústria têxtil 

 Bobadela esta situada sobre escombros de uma antiga civilização. Datam de a cerca de 6000 anos os primeiros testemunhos que revelam a ocupação humana neste território.
Na Anta do Pinheiro dos Abraços que fica entre Oliveira de Hospital e Bobadela foram recolhidos muitos artefactos arqueológicos que demonstram que esta zona já era habitada desde a pré-história. Em qualquer quintal ou alpendre encontram-se bases de colunas e vários artefactos.

Aldeia histórica teve o estatuto de Município no reinado de D. Afonso III que lhe deu foral em 1256. Ao fim de alguns anos perdeu esse estatuto mas em 1513 D. Manuel I concedeu-lhe novo foral. Bobadela tem um dos mais bem preservados conjuntos arquitetónicos e arqueológicos do período Romano, o fórum ocupava o espaço central da cidade Romana ainda hoje e o centro da atual povoação. As ruínas foram classificadas como Monumento Nacional. A Igreja Matriz o Arco do Fórum e artefactos arqueológicos.  

A antiga Capela da Bobadela foi demolida em de 1740 e no mesmo local foi construída a atual Igreja Matriz, por cima da porta principal encontra-se uma inscrição gravada na pedra de granito (CNEPTVNALE) dedicado ao Deus do Mar na mitologia Romana. Junto da Igreja está o imponente e bem preservado Arco Romano, construído com grandes blocos de granito e assentes sem qualquer argamassa. Ao Arco Romano foi-lhe atribuído a  designação de Arco Monumental de Bobadela. Em 1884 foi encontrada uma escultura em  forma de uma cabeça esculpida em mármore branco pertencente a um Imperador Romano. O Anfiteatro Romano. 

O Anfiteatro Romano da Bobadela remonta aos séculos I até IV. Foi descoberto em 1980 por um grupo de arqueólogos e teve que ser restaurado, sendo atualmente  o mais bem conservado Anfiteatro. Esta arena foi  construída com blocos de granito, tendo duas entradas, e bancadas de madeira que teriam capacidade para receber cerca de 800 pessoas, mas um incêndio no século IV destruiu todas as bancadas. Na arena do Anfiteatro tiveram lugar jogos e os famosos combates de gladiadores, estes espetáculos eram patrocinados pelos ilustres da cidade, os combates eram abertos a toda a população que nesses dias a cidade e arredores parava para ir ver o espetáculo. Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva.  

Nesta localidade podemos visitar o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva instalado na Casa Godinho inaugurado em Abril de 2005. Aqui viveu o General Gomes Freire de Andrade no século XIX. As salas do museu estão cheias de história, cultura e diversos objetos etnográficos doados por habitantes locais.   

Endereço: Rua João Borges de Brito Nº 4 A entrada é grátis
Horário: Quarta Quinta e Sexta das 14h ás 17h Sábado e Domingo das 10h ás 12h e das 14h ás 17h Encerra ás Segundas, Terças e feriados Museu do azeite da Bobadela.

O edifício do maior Museu de Azeite do País tem a forma de um ramo de oliveira, onde podemos ver demonstrações da evolução dos mecanismos mais antigos a tecnologia mais moderna na produção de azeite. Dentro do Museu existe o restaurante Olea com uma paisagem deslumbrante para a Serra da Estrela. Junto do museu esta um moderno lagar de azeite o qual tivemos o privilegio de visitar. 
Morada Travessa dos Vales Nº 7. Horário encerra ás Segundas.de Terça a Domingo das 10h ás 18h agora com horário reduzido das 12h ás 17h. Preço Geral 5€ crianças dos 5 anos até aos 12 anos, estudantes e com mais de 65 anos 3,50€.     
 Se quiserem ver a reportagem fotográfica de Bobadela :Clique aqui.
Se quiserem viajar de comboio para Bobadela Oliveira do Hospital aqui tem toda a informação é só por a cidade de partida e a de chegada: Comboio
Se quiserem viajar de autocarro para Bobadela Oliveira do Hospital aqui tem toda a informação é só por a cidade de partida e a de chegada: Autocarro.
A área de serviço para as autocaravanas fica a 8 km de Bobadela no Senhor das Almas em Nogueira do Carmo coordenadas N 40º 20´00´´ W 07º 52´03´´ A área tem grelhadores mesas há muita sombra, casas de banho e um parque infantil e é grátis. Se quiser visitar Oliveira de Hospital pode estacionar no amplo parque junto da estação rodoviária e do Mercado Municipal.

 



Sem comentários:

Enviar um comentário