Bobadela situa-se na região centro do pais no conselho de Oliveira de Hospital no distrito de Coimbra. Este conselho vive da agricultura, da pastorícia, no fabrico de queijos e requeijão e na transformação de carne em saborosos enchidos e da indústria têxtil
Bobadela esta situada sobre escombros de uma antiga civilização. Datam de a cerca de 6000 anos os primeiros testemunhos que revelam a ocupação humana neste território.
Na Anta do Pinheiro dos Abraços que fica entre Oliveira de Hospital e Bobadela foram recolhidos muitos artefactos arqueológicos que demonstram que esta zona já era habitada desde a pré-história. Em qualquer quintal ou alpendre encontram-se bases de colunas e vários artefactos.
Aldeia histórica teve o estatuto de Município no reinado de D. Afonso III que lhe deu foral em 1256. Ao fim de alguns anos perdeu esse estatuto mas em 1513 D. Manuel I concedeu-lhe novo foral. Bobadela tem um dos mais bem preservados conjuntos arquitetónicos e arqueológicos do período Romano, o fórum ocupava o espaço central da cidade Romana ainda hoje e o centro da atual povoação. As ruínas foram classificadas como Monumento Nacional. A Igreja Matriz o Arco do Fórum e artefactos arqueológicos.
A antiga Capela da Bobadela foi demolida em de 1740 e no mesmo local foi construída a atual Igreja Matriz, por cima da porta principal encontra-se uma inscrição gravada na pedra de granito (CNEPTVNALE) dedicado ao Deus do Mar na mitologia Romana. Junto da Igreja está o imponente e bem preservado Arco Romano, construído com grandes blocos de granito e assentes sem qualquer argamassa. Ao Arco Romano foi-lhe atribuído a designação de Arco Monumental de Bobadela. Em 1884 foi encontrada uma escultura em forma de uma cabeça esculpida em mármore branco pertencente a um Imperador Romano. O Anfiteatro Romano.
O Anfiteatro Romano da Bobadela remonta aos séculos I até IV. Foi descoberto em 1980 por um grupo de arqueólogos e teve que ser restaurado, sendo atualmente o mais bem conservado Anfiteatro. Esta arena foi construída com blocos de granito, tendo duas entradas, e bancadas de madeira que teriam capacidade para receber cerca de 800 pessoas, mas um incêndio no século IV destruiu todas as bancadas. Na arena do Anfiteatro tiveram lugar jogos e os famosos combates de gladiadores, estes espetáculos eram patrocinados pelos ilustres da cidade, os combates eram abertos a toda a população que nesses dias a cidade e arredores parava para ir ver o espetáculo. Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva.
Nesta localidade podemos visitar o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva instalado na Casa Godinho inaugurado em Abril de 2005. Aqui viveu o General Gomes Freire de Andrade no século XIX. As salas do museu estão cheias de história, cultura e diversos objetos etnográficos doados por habitantes locais.
Endereço: Rua João Borges de Brito Nº 4 A entrada é grátisHorário: Quarta Quinta e Sexta das 14h ás 17h Sábado e Domingo das 10h ás 12h e das 14h ás 17h Encerra ás Segundas, Terças e feriados Museu do azeite da Bobadela.
Sem comentários:
Enviar um comentário