11 de julho de 2021

Mende é uma comuna francesa situada no departamento de Lozère, na região de Occitânia.


D
epois de termos passado por locais maravilhosos aqui esta o roteiro desta viagem vá clicando nos linkes saímos de Portugal por :Viseu: seguimos para :Salamanca: depois :Burgos: continuamos até :San Sebastian: seguimos para :Lourdes: depois da visita a :Albi: seguimos a nossa viagem até Mende onde estacionamos na magnifica área de serviço junto do Rio Lot. Rue du Faubourg Montbel.

N 44 ° 31 '14 " E 3 ° 29 '46 " ou 44.52051 3,49607. Para informações atualizadas :Clique no link:

Depois de bem instalados fomos a descoberta da cidade e ao Posto de Turismo onde fomos atendidos por uma menina portuguesa que nos deu todas as informações do que visitar em Mende e arredores. Como íamos seguir para Lion recomendou-nos que fossemos visitar a Barragem do Parchal maravilhosa recomendação que vou contar no fim do poste.    
No dia seguinte pela manhã fomos fazer uma caminhada pela via sacra com 14 pequenas estações até ao Monte Mimat ou Monte Mendois passando pelas grutas

e pela eremita que está no topo de uma escadaria com 53 degraus, este sitio é um local de peregrinação. A magnifica montanha localiza-se a 1070 m de altitude onde esta a cruz de Saint Privat, donde temos uma maravilhosa vista panorâmica para a cidade de Mende.
Uma vez lá em cima temos vários trilhos com painéis explicativos dos percursos na floresta nacional. É um sitio maravilhoso para tirar fotos. Recomendo este passeio para quem goste de fazer caminhas. Depois de atravessar-mos a floresta descemos para a cidade pela mítica estrada onde costuma passar a volta a França.
Pela tarde fomos até ao coração da cidade para visitar a Catedral gótica de Notre Dame e Saint-Privat 

mandada construir em calcário louro do campo pelo Papa Urbano V no século XIV. O seu interior é muito bonito onde podemos ver a cripta de Saint Privat, a imagem da Virgem negra trazida pelos cruzados do Oriente, os maravilhosos órgãos do século XVII, as lindas tapeçarias de Aubusson e os magníficos vitrais. Nesta Catedral esta a imagem de Nossa Senhora de Fátima como não podia faltar numa localidade com muitos Portugueses. 

A sua fachada é sumptuosa com as suas torres de arquitetura diferente a torre sineira ou torre penitentes pode ser visitada, crianças até aos 12 anos não é permitido subir a torre em espiral, preço 4€.  

Posto de Turismo morada Place du Foirail Horário Julho e agosto segunda a sábado 9h  18h domingo 10h 13h. Junho e Setembro segunda a sábado: 9h 12h e 14h 18h outubro e maio. Segunda a sexta-feira: 9h 12h e 14h 18h Sábado: 9h / 12h (sábado fechado em novembro, dezembro e janeiro. 

Se gosta de ver fotografias clique no .Link. para ver a reportagem fotográfica desta visita

A Ponte Notre Dame de um só arco construída no século 13 e as típicas casas desta zona ficam no outro lado do Rio Lot junto da área de serviço. 

Terminada a visita a Mende seguimos para Lion fazendo um pequeno desvio para a Barragem do Parchal local recomendado pela simpática menina portuguesa que nos atendeu no posto de turismo. Chegamos a este lago artificial com uma paisagem maravilhosa e um dia cheio de sol. 

O Lago foi projetado para fornecer água para a cidade de Mende e outras comunidades. A barragem localiza-se no planalto do Rei e do Rio Colagne a 1,326m de altitude na cidade de Le Born. Em volta do lago existem vários trilho para caminhadas. Entre todos os companheiros combinamos no dia seguinte fazermos o trilho de 9km em volta do lago. 

A noite caiu e recolhemos as autocaravanas para jantar e repousar para a longa caminhada do dia seguinte. Pela manhã o nosso espanto foi muito estávamos rodeados por uma maravilhosa paisagem de neve estava-mos no mês de Junho e parecia que estávamos em pleno Inverno, parecia que tínhamos mudado de País. Local magnifico. De Mende seguimos para. Lyon

Sem comentários:

Enviar um comentário