22 de fevereiro de 2024

Karasjok em Lapão Karasjohka situa-se na Noruega Setentrional nos condados de Troms e Finnmark na Lapónia Norueguesa é o segundo maior município da Noruega. Tem como línguas administrativa o Norueguês e o Sami. A cidade é atravessada pelo rio Karasjohka e fica a 12Km da fronteira da Finlândia.                                                                                       Parlamento do povo indígena Sami da Noruega.

Podem seguir aqui a magnifica viagem ao Cabo Norte passando por vários países começou em Vila Nova de Gaia passando por vários locais já por nós visitados em outras viagens. A partir de Carcassonne foi ir a descoberta. 
Bragança-Zamora-Burgos-Zaragoza-Leida-Carcassonne-Annecy-Mulhouse-Frankfurt Am Main-Hanôver-- Flensburg-Copenhaga-Estocolmo-Nordana- 
Cabo Norte. Daqui seguimos para Karasjok a 12Km da fronteira da Finlândia onde estacionamos no parque misto grátis a 500 metros do Parlamento e do Museu. Coordenadas. N 69º28´21´E 25º30´41´´ 

Se preferir um parque de campismo aqui tem informações. Clique aqui

Viajar de autocaravana é a liberdade de podermos escolher onde queremos parar e visitar-mos sítios maravilhosos.

                      O nosso guia no Parlamento Sami e o edifício por fora.

O Parlamento Sami está instalado em Karasjok é um edifício maravilhoso uma joia arquitetónica semelhante a uma tenda Sami construída em madeira ao estilo Nórdico. E a sede do Parlamento Centro legislativo do pais Sami que atua como uma instituição para a autonomia cultural dos povos indígenas Sami.  

O Parlamento não tem poder legislativo apenas são tomadas decisões sobre o povo indígena Sami. O Parlamento é constituído por 39 deputados. 
 

                            Vídio do interior do parlamento.

A biblioteca do Parlamento Sami tem responsabilidade nacional pela compra e armazenamento de livros na língua Sami. A coleção consiste em mais de 40.000 livros. A biblioteca recebe uma cópia de tudo o que é publicado na Noruega. A biblioteca também é a biblioteca da administração do Parlamento Sami.

Projetado pelos arquitetos Stein Halvorsen e Chistan Sunby, que receberam em 2001 o prémio Norueguês de arquitetura.          

Muito perto do Parlamento fica o Parque Sapmi Norueguês dedicado a introdução da cultura e da vida cotidiana dos Sami.

O Parque abrange quatros espaços distintos  com atividades divertidas e envolventes sobre a cultura e a historia Sami, a área das habitações com tendas e cabanas, o teatro Magico Stálubákti e uma loja de venda de lembranças norueguesas. 

Aqui também podemos ver o Museu Sami Nacional onde podemos ver objetos e roupas que são usadas no dia a dia ou em ocasiões especiais. 
Na parte exterior podemos ver um Museu a céu aberto com as casas tradicionais e como viviam em harmonia com a natureza, e toda a sua envolvência com valas que eram usadas para capturar as renas selvagens e uma grande exposição de pinturas sobre a natureza. 

Horário da loja de souvenirs no inverno 28 de agosto a 5 de junho 
verão, 6 de junho a 27 de agosto. 
Segunda a Sexta das 10h00-16h00 Sábado das 11h00 as 15h00. O café e a exibição de filmes e a área externa estão fechados durante o inverno.

No Restaurante Storgammen pode provar a comida Sami. A cozinha Sami oferece muitos pratos de peixe, caça e frutos silvestres. O Restaurante  foi construído com base na inspiração de quatro gammen tradicionais e tem capacidade para 120 convidados. O Restaurante está aberto todos os dias durante o verão. 

             Foto tirada da ponte sobre rio Karasjohka que atravessa a cidade.

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde

Para ver a reportagem fotográfica desta visita Clique aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário