6 de fevereiro de 2024

Nordana a cidade igreja em Skelleftea situam-se na lapónia Sueca a 15km do Mar Báltico na Província de Vasterbotten no norte do país na região da Norlândia. 

Skelleftea é atravessada pelo rio com o mesmo nome e pela estrada europeia E 4 na qual atravessa-mos a Suécia. E paramos em sítios com paisagens magnificas como estas.

Podem seguir aqui a magnifica viagem ao Cabo Norte passando por vários países começou em Vila Nova de Gaia passando por vários locais já por nós visitados em outras viagens. A partir de Carcassonne foi ir a descoberta. Bragança-Zamora-Burgos-Zaragoza-Leida-Carcassonne-Annecy-Mulhouse-Frankfurt Am Main-Hanôver-- Flensburg-Copenhaga-Estocolmo depois  seguimos para Skelleftea. 

Desviamos um pouco da E 4 para visitar este maravilhoso local estacionando no parque junto da igreja. Coordenadas N 64º45´7´´ E 20º55´18´´ para informações atualizadas. Clique aqui

                 Para ver a reportagem fotográfica desta visita clique aqui

A Igreja clássica construída em 1800. A igreja está muito bem preservada sendo uma das maiores igrejas rurais da Suécia. 

Na Suécia no século XVII existiam cerca de 70 cidades religiosas, atualmente só existem 16. O povo nessa época era obrigado todos os fins de semana a frequentar a igreja e ir a missa. 

Muitos jovens conheceram-se nestes locais, enamoraram-se casaram e constituíram família. 
 

Nordana foi construída junto da igreja como um ponto de encontro de muitos paroquianos que viviam em aldeias longe da cidade e não podiam fazer a viajem no mesmo dia.        

Nordana é uma cidade igreja do século XVII, também conhecida como a cidade dos agricultores. Nordana é um museu ao ar livre com cerca de 116 casas históricas em madeira, com importante patrimônio cultural, junto do rio Skelleftea e belos lagos. As casas tem varias funções como a casa da tecelagem nordana esta aberta 5 semanas durante o verão onde pode aprender a arte de tecer. 
 

O Teatro Nordanateatern fica neste local é uma sala utilizada para espetáculos e palestras.

A área é utilizada para várias atividades como festivais, teatros de verão e no inverno um maravilhoso mercado de Natal. 

As casas continuam a ser usadas por particulares durante o verão e abrem as casas a quem queira visitar.

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde:

O aeroporto fica em Falmark uma importante cidade industrial e comercial da Norlândia, a 20km de Skelleftea pode viajar para a cidade no vaivém Skelleftebuss linha 65 que sai 5 vezes por dia.    

Sem comentários:

Enviar um comentário