8 de maio de 2017

Ferrol situa-se no noroeste da Galiza era uma pequena vila de pescadores. No século XVI o porto começou a ser frequentado por navios da frota Real, foi Filipe V e Carlos III que apoiaram a construção do estaleiro o grande arsenal o mais moderno da Galiza.

 Podem seguir aqui a nossa longa viagem até a Normandia e Bretanha clicando nos linkes saímos de. Vila Nova de Cerveira seguimos por 195km até Santiago de Compostela Depois da visita a este local sagrado seguimos por 69km até á  Corunha Depois da visita a cidade de cristal seguimos por 53km até Ferrol para a área de serviço grátis em N 43º 29´36´´ W 8º 14´23´´ fica a 3k do centro tem uma boa ciclovia e um bom passeio marítimo se gosta de caminhar o caminho e a direito e plano, se tem dificuldade em andar leve a autocaravana para junto da muralha e da marina á entrada da cidade só pode estacionar de dia. 

Depois da visita a Ferrol seguimos por 250km até Gijón

Ferrol tornou-se uma das primeiras cidades industriais da Galiza. Na cidade velha habitavam o povo mais pobre e os emigrantes que erram a mão de obra mais barata.  Aqui nasceu Francisco Franco o ditador e chefe do estado Espanhol após a vitória dos fascistas na guerra civil em 1939. E Pablo Iglesias fundador do partido Socialista Espanhol e da União Geral dos trabalhadores. Foi nesta cidade que foi convocada a primeira greve geral em Espanha durante o franquismo em 1946 ficando conhecida como a greve dos azeites onde Antónia Alarcón liderou um motim de mulheres contra o desemprego e a falta de pagamento dos ordenados em atraso. A repressão que se seguiu foi muito forte e custou a vida a própria Antónia que foi decapitada e a sua cabeça foi exposta durante dias a vista do povo para servir de exemplo, nesta altura morreram centenas de pessoas que lutavam contra o franquismo. O centro Hererias abriga a Exponave, Museu Naval, Museu da Construção Naval, a Biblioteca e o Museu das Âncoras. Museu das Âncoras fica ao ar livre onde podemos apreciar a maior coleção de âncoras da Europa de vários tamanhos e modelos de todos os tipos de embarcações. Neste museu podemos ver as replicas de navios de guerra, algumas maquinas e variadíssimos material de guerra e armas usadas nos navios de, como rodas do leme e muitos documentos da época. Em Ferrol esta instalada a maior frota de navios de guerra e os maiores estaleiros navais. O arsenal esta dividido em dois arsenais parque de carácter militar e arsenal da industria da construção naval. Hoje é um enclave militar onde esta estacionada a frota da marinha Espanhola.  

 Entre muitas igrejas que existem nesta cidade, Igreja do socorro que guarda as imagens do Cristo dos Navegantes e da Virgem do Socorro de grande devoção popular, igreja de São Francisco mas a mais importante e a catedral de São Julian a padroeira desta cidade construção neoclássica do século XVIII, a abertura oficial foi em Agosto de 1959. No seu interior podemos apreciar a sua bonita cúpula  com quatro arcos culminando com uma lanterna grande, O altar mor é muito bonito em talha dourada.       

 Aquaciência está localizado no parque municipal Reina Sofia é um jardim temático composto por 21 áreas distintas o seu objetivo e ensinar ás crianças o valor da água nas nossas vida com vários dispositivos mecânicos e vários jogos demonstrando o funciona uma central elétrica, como se faz a reciclagem e tratamentos de resíduos urbanos. Tem uma sala de aulas de Ecologia Urbana. É um lugar perfeito para se levar as crianças a fazer uma visita a entrada e gratuita.                             
O mercado do peixe é um dos edifícios mais emblemáticos e modernos do bairro de La Magdalena construído em 1923 projetado pelo Arquiteto Rodolfo Ucha Pineiro. Este mercado é de planta retangular construído em zinco e vidro, onde podemos comprar o melhor peixe e frutos do mar da Galiza.

O teatro Jofre um dos mais importantes da Península concluído em 1892 o seu maior benfeitor foi um imigrante em Buenos Aires Joaquim Jofer Maristany ao teatro foi dado o seu nome. O bairro da Magdalena é um exemplo de arquitetura que conserva casas do século XVIII com varandas em ferro forjado e galerias em madeira e envidraçadas, foi considerado conjunto histórico artístico em 1983 neste bairro antigamente só a classe alta aqui morava os oficiais navais e os empresários.  

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão europeu de saúde:

       


                            

                             














Sem comentários:

Enviar um comentário