20 de fevereiro de 2020

Tomar cidade dos Templários na região do Ribatejo no distrito de Santarém. O Castelo dos Templários foi mandado construir em 1160 pelo Mestre Don Gualdim Pais. Neste castelo travaram-se grandes batalhas contra os Mouros no reinado de Don Afonso Henriques.

   A nossa visita a Tomar foi feita numa escapadinha de fim de semana, que coincidiu com o desfile dos Templários vindos do castelo até ao centro da cidade. Depois de bem instalados no antigo parque de campismo de Tomar grátis junto da zona desportiva e do Ilhéu do Mouchão. Onde podemos apreciar a Roda do Mouchão feita de madeira com alcatrazes de barro da época Árabe na margem do Rio Nabão. Esta roda hidráulica é um ex-libris da cidade. Foi muito crucial para o abastecimento de água ao complexo da levada onde existirão muitos moinhos para moer os cereais, lagares de azeite e para regar o cultivo nas margens do Rio Nabão.

Dali seguimos até a Ponte Don Manuel I de arquitetura Romana, mais conhecida como a Ponte Velha. 

depois em direção a Praça da Republica passando pela rua de maior comercio. No  centro da Praça da Republica esta a estátua do fundador de Tomar Don Gualdim Pais Mestre Templário. Frente a frente esta a Câmara Municipal instalada no antigo passos Reais de Don Manuel I. 
A Igreja de São João Baptista, do século XVI a sua fachada é de estilo gótico a sua torre octogonal de estilo Manuelino adornada com um relógio.

O Castelo dos Templários foi mandado construir em 1160 pelo Mestre Don Gualdim Pais. Neste castelo travaram-se grandes batalhas contra os Mouros no reinado de Don Afonso Henriques. A famosa janela do capítulo de estilo Manuelino da fachada ocidental do coro da igreja do convento de Cristo foi desenhada por Diogo de Arruda e foi executada entre os anos de 1510 a 1513. 

O Convento de Cristo esta localizado dentro do Castelo, abrigou a Ordem de Cristo no século XIV, foi mandado construir no século XII. O Infante Don Henrique viveu neste convento e mandou construir dois claustros. Don Filipe II foi coroado Rei de Portugal nas cortes de Tomar. No seu reinado mandou concluir o Claustro Principal e construir o Aqueduto dos Pegões. Aqui podemos ver a famosa janela do Capitulo do Convento de Cristo. Tomar foi classificado Património da Humanidade em 1983. Vista do Castelo para a cidade.

A visita ao castelo e convento é grátis das 9 horas ás 14 horas aos Domingos e feriados para pessoas residentes em Portugal. Se gosta de andar a pé pode chegar ao castelo pela Mata Nacional dos Sete Montes onde os templários faziam a sua agricultura. Também pode subir as escadas que ficam por traz da Câmara Municipal até a estrada que leva ao Castelo. Se tem pouca mobilidade pode contratar um tuke tuke na Praça da Republica.
A visita é acessível a pessoas com mobilidade reduzida e a invisuais tem um apoio por áudio-guia e podem mexer nos objetos. Preço. Castelo e  convento  Horário: Castelo e convento
Informações para pessoas com mobilidade reduzida: Clique aqui Igreja de São Francisco de Assis 
 

no convento de São Francisco fica o Museu dos fósforos de Aquiles da Mota Lima onde podemos admirar uma vasta coleção de mais de 60.000 modelos de caixas de fósforos de vários países. Esta coleção foi oferecida a Câmara em 1980 por Aquiles da Mota Lima. A coleção nasceu com uma troca de caixas de fósforos entre Aquiles e uma senhora americana durante uma viagem marítima.

Morada Avenida General Bernardo Faria. Entrada grátis. Horários de Inverno de Outubro a Março de Terça a Domingo das 10h ás 12h e das 14h ás 17h. Verão de Abril a Setembro das 10h ás 13h e das 14h ás 18h. Encerrado ás Segundas. No pátio do convento podemos ver a oficina de Olaria e Azulejaria onde assistimos a moldagem das peças entrada grátis. O desfile noturno dos Templários vindos do Castelo recriando o assalto a porta de Almedina. 

promovido pelas tropas muçulmanas do reino de Marrocos fazendo recuar os Portugueses desde o Algarve até ao Rio Tejo saqueando castelos e povoações. Em 1190 o Castelo de Tomar esteve cercado durante dias. O Mestre Gualdim e os cavaleiros templários foram ao seu encontro tentando repelir o ataque no qual morreram muitos cavaleiros. A padroeira de Tomar é a Nossa Senhora da Piedade festa religiosa que se realiza no primeiro Domingo de Setembro.
Em Tomar realiza-se de 4 em 4 anos um cortejo único no mundo a festa dos tabuleiros, o ultimo realizou-se em 2019 de 29 de Junho a 8 de Julho.

Se viajar de autocaravana pode estacionar gratuitamente no antigo parque de campismo 

 que fica junto do centro desportivo com área de serviço casas de banho e duches de água fria e com muita sombra e muitos lugares. Morada Rua Fonte do Choupo coordenadas. N39°36’25”W 8°24’37” para mais informações clique aqui : Parque grátis .  

2 comentários:

  1. Os PICÕES são uma enciclopédia!!!
    Já agora um pouco de história. Os Templários foram extintos em França, apenas porque o Rei de França lhes devia muito dinheiro. Para saldar a conta o Rei achou por bem caluniá-los, pôr-lhes em cima um rol de coisas ruins e mandar queimar na fogueira o seu Grão-Mestre.
    El Rei D. Dinis foi mais esperto. Para não perder aquela riqueza, e com a benção do Papa, a pretexto de defender o Algarve que tinha sido conquistado recentemente pelo seu Pai D. Afonso III, mudou-lhes o nome para ORDEM DE CRISTO e, por algum tempo, fez de Castro Marim a sede da Ordem.

    A Ordem de Cristo seria mais tarde muito importante para a era dos descobrimentos.

    Sim, já tivemos gente em Portugal muito importante, com visão e sentido de Estado. Agora é o que se vê....

    ResponderEliminar
  2. Ola amigo Viriato obrigado por acrescentar mais um pouco da nossa historia a este poste. E verdade já tivemos o mundo aos nossos pés e agora não temos nada. Um bem aja.

    ResponderEliminar