21 de outubro de 2022

 Jaca cidade Espanhola situada na província de Huesca, junto dos pireneus Aragoneses. A cidade em 1077 recebeu o privilégio do Rei Sancho Ramirez, e assim tornou-se na capital do Reino de Aragão e sede Episcopal. A Santa Orossia é a padroeira de Jaca. 

Se quiserem seguir a nossa viagem cliquem em cada nome 
Bragança-Zamora-Burgos-Bordeus-Rocamadour
Auch depois de passarmos por estes locais maravilhosos alguns já revisitados. Depois de percorrer-mos 230k entre Auch e Jaca cidade Espanhola. Onde estacionamos e pernoitamos na sua área de serviço grátis a 700m do centro Coordenadas N 42º34´5´´ W 0º32´43´´ 

No dia seguinte fomos visitar a cidade situada num planalto temos que subir muitas escadas ou circular pela estrada em redor do monte para lá chegar a cidade é plana e visita-se bem a pé o centro histórico está muito junto. 

A nossa visita começou pela fortaleza pentagonal mais conhecida como a Ciudadela. Construída no século XVI. Dentro da fortaleza está o Castelo de San Pedro de Jaca. 

A entrada é feita por uma ponte e por uma única porta e um túnel. A fortaleza é circundada por um fosso onde se encontram animais com os quais podemos interagir fazendo as delicias dos pequenos e graúdos. 

Aqui podemos ver uma interessante construção de paredes com pedras porosas  que absorbia a humidade e mantinha uma boa temperatura para a conservação dos alimentos e da pólvora. 

Para visitarem os três museus tem que disponibilizar algumas horas para ver estes maravilhosos museus. 

Começamos pelo Museu Militar de Montanha onde podemos ver a evolução das unidades militares de montanha, com diferentes tipos de botas, esquis, cavilhas, tendas, cozinhas, e todo o material necessário para a vida na montanha. 

De seguida passamos para o 
Museu da miniatura militar inaugurado em Abril de 2007. 

A exposição alberga mais de 32.000 figuras de chumbo e papel num cenário histórico. Podemos seguir a exposição por ordem cronológica desde o antigo Egito, Grécia o Imperio Romano á época das Cruzadas. 

S
em esquecer as grandes guerras do século XX, as atuais unidades de montanha e o Exército espanhol destacados em missões humanitárias. Aqui se conta a historio das civilizações, do exercito, da defesas de impérios, reinos e estados. 

A coleção das miniaturas dos soldados de chumbo foi adquirida pela Câmara Municipal de Jaca em 1984 e exposta no Forte Rapitán. 
Em 2001 foi proposta a transferência da coleção para o Castelo de San Pedro, mais conhecido como La Cidadela. O Ministério da Defesa autorizou a utilização de uma das salas da fortificação com quase 700 metros quadrados para o acondicionamento como museu. 

Horário todos os dias das 10,30h ás 13,30h e das 15,30h ás 19,30h. Preço geral 8€ reformados e deficientes 5€, crianças até 6anos grátis. Endereço Avenida Del Primer Viernes de Mayo. 

Depois da maravilhosa visita a Fortaleza seguimos até a Catedral de São Pedro atravessando a estrada e seguindo pela rua pedonal que fica em frente e chegamos a entrada principal da Catedral, a mais antiga construção do românico na Espanha. 

A sua construção começou em 1077 e terminou em 1130. Por isso tem vários estilos arquitetónicos o românico, gótico, barroco e renascimento. No final do século XVII o claustro foi reconstruído e substituído do românico para o barroco. A catedral faz parte do caminhos de Santiago de Compostela. 

Entrada grátis. Horário das 8,30h ás 13,30h e das 16,30h ás 20h. 

No Claustro está instalado o Museu Diocesano de Jaca que abriga um valioso tesouro de arte medieval e uma impressionante coleção de esculturas e a excecional coleção de pinturas murais de afrescos que foram resgatados de várias igreja e ermidas dos perineus aragoneses permaneciam escondidas e foram transferidos para telas e colocados no museu.    

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde:

Portal das comunidades se precisar de informações sobre se é necessário certificado Covide para onde vai viajar ou outras informações. Clique aqui  


Sem comentários:

Enviar um comentário