28 de outubro de 2022

 Bande Termas de agua quente do Baño, Portoquintela e o complexo Aquis Querquennis situam-se na província de Ourense na comunidade da Galiza. 

Bande é um Ajuntamento amigo dos Auto caravanistas com a sua área de serviço grátis construída com o apoio português em Portoquintela. 

Coordenadas N 41º58´18´´ W 7º59´9´´  

Aqui podemos desfrutar das termas de Banõ, da praia fluvial. E da Visita ao complexo Aquis Querquennis um antigo acampamento Romano e o Centro de interpretação. Horário todos os dias das 10h ás 14h e das 16h ás 18h preço 2€.  

As termas de agua quente são libres com uma temperatura de 36 a 48graus. 

As aguas são muito boas para as doenças reumáticas e de pele. Aqui ainda podemos ver banheiras de pedra do inicio do século XX . 


A visita ao Aquis Querquenis é libre mas se quiser com guia são 5€ falar no centro de interpretação. 

O local é um centro arqueológico romano com 25.000metros quadrados um dos locais mais importantes da Península Ibérica. O complexo militar foi construído para vigias a via Nova que ligava Braga ( Bracara Augusta) a Astorga (Astúrica Augusta) por onde era transportado mercadorias no império romano. Em 1947 o local ficou alagado com a construção da barragem das Conchas. 
Mas em 1975 o construtor da barragem autorizou as escavações do local diminuindo o caudal da agua. A entrada é feita por uma fortificação com quatro torres e uma ponte para atravessar o fosso com 4 metros de profundidade. Nas escavações foram encontrados celeiros, estruturas circulares pensa-se terem sido os fornos, as latrinas entre muitas outras estruturas.  

Sem comentários:

Enviar um comentário