4 de dezembro de 2022

 Leida ou Lérida  é a capital da comarca de Segriã na comunidade autónoma da Catalunha. 

Aqui fica o roteiro da nossa viagem que começou na área de serviço de Macedo de Cavaleiros onde nos encontramos com os nossos amigos Júlia e Armando que nos acompanhou nesta viagem. Onde almoçamos num restaurante local e pernoitamos. 

No dia seguinte partimos para Espanha Zamora -Burgos -Vitória São Sebastião 

França BordeusRocamadourAuch Espanha Jaca 

Daqui seguimos para a cidade de Leida onde estacionamos no parque grátis da Universidade que fica a 10minutos a pé do centro, parque muito grande em tempo de aulas recomendo chegar ao fim da tarde. Coordenadas N 41º36´21´´ E 0º37´29´´ .

A Catedral Sé Velha é o Castelo são os monumentos mais emblemáticos da cidade situam-se num planalto. O conjunto histórico foi Construído entre os anos de 1203 e 1278 em estilo gótico e românico.

A visita é acessível para pessoas com mobilidade reduzida podem subir no comboio turístico, de carro com parque grátis, pelo elevador nós optamos por ir a pé subindo a colina chamada de Turó por ruas estreitas e uma grande escadaria.

Valeu a visita tem áudio-guia gratuito com QR e folheto informativo. O magnifico claustro a igreja e a subida a torre sineira com 248 degraus em espiral no seu topo temos uma vista espetacular para a cidade. Em toda esta zona esteve instalado um quartel militar pela sua importante localização. 

Horário segundas feiras fechado restantes dias das 10h ás 13,30h e das 15h ás 17,30h. Preço 7€ reformados 5€.

Depois da visita descemos pelo elevador até ao centro da cidade e ao Parc Dels Camps Elisis junto do Rio Segre, é um jardim emblemático com muitas estatuas e fontes onde fizemos uma caminhada debaixo das suas frondosas arvores apreciando as variedades de flores e arbustos. 

Depois relaxamos a sombra das arvores e refrescamo-nos nas suas fontes para nos proteger-mos do imenso calor que estava e esperando a abertura do 

Museu de la Automocion Roda Roda que fica junto do parque. 

Passamos uma tarde maravilhosa admirando as diversas exposições de carros antigos e clássicos de corrida dos bombeiros de diferentes épocas, e veículos motorizados de vários modelos. 

Fiquei maravilhada com as coleções de miniaturas de vários estilos de veículos. 

Horário fechado ás segundas feiras restantes dias das 11h ás 14h e das 17h ás 20h. Entrada grátis. 

Visitamos também o fantástico Museu dos Gigantones foi criado para guardar o acervo da comparsaria das festas municipais. Aqui se  conta a história destes bonecos gigantes e cabeçudos que representam personagens de vários períodos históricos. 

Eles são usados nas festas da cidade e em festivais. 

Morada Avinguda de Blondel N 64.

Horário Domingos e segundas das 11h ás 13,30h, de Terça a Sábado 10h ás 14h e das 17h ás 20h. Entrada grátis.

Leve sempre o cartão europeu de saúde que permite ter cuidados de saúde gratuitos nos hospitais públicos dentro da União Europeia. Pode ser tirado diretamente na segurança social ou pela Internet no portal do cidadão :Cartão Europeu de saúde:

Portal das comunidades se precisar de informações sobre se é necessário certificado Covide para onde vai viajar ou outras informações. Clique aqui 

Pode viajar de autocarro com a :Alsa. entre cidades Espanholas



Sem comentários:

Enviar um comentário