22 de setembro de 2023

Santo Tirso localiza-se no norte de Portugal na região do Douro Litoral, entre o Vale do Ave e do Vale do Sousa. 

Quinto Encontro de Auto caravanistas em Santo Tirso que reuniu muitos companheiros e companheiras de vários locais de Portugal, um de Espanha e dois de França. 

Tenho que agradecer ao Senhor Manuel Soares e a Câmara Municipal por esta boa iniciativa e organização. Município amigo dos Auto caravanistas, que disponibilizou o espaço para o aparcamento das viaturas e guias para as nossas visitas. 

No conselho de Santo Tirso a industria têxtil, tecelagem os jugos as cangas e os instrumentos agrícolas continuam a ser uma das atividades artesanais. 

A doçaria é muito apreciada no conselho como os pastéis jesuítas os limonetes e as famosas bolachas conventuais de Santa Escolástica. Não podemos esquecer o vinho verde que é colhido na região.   

No Sábado começamos a visita pela biblioteca municipal inaugurada em 18 de Novembro, pelo Secretario de estado o engenheiro João Alexandre Batista. 

O edifício tem uma das fachadas toda envidraçada dando luz natural a todo o seu interior, que é constituído por dois pisos. No primeiro tem a receção e uma área para leitura dos periódicos facultados  gratuitamente e um pequeno Bar onde se pode comer uma refeição ligeira. Neste espaço podemos ver a escultura contemporânea do livro do desassossego que faz parte da coleção que esta no parque urbano do Geão que fica junto da biblioteca no qual demos um passeio a chuva fez-nos companhia. No segundo piso está instalado o auditório onde se realizam conferencias encontros com escritores e espetáculos. Uma sala de leitura de livre acesso para adultos com varias estantes com livros de vários géneros literários. 

Uma sala com livros infantis e uma sala de atividades para seniores e jovens. A biblioteca faz  empréstimo de livros ao domicilio. 

Para ver mais fotos da biblioteca Clique aqui

Horário de segunda a sexta das 9h ás 19h sábados das 14h ás 18h. 

Depois desta visita atravessamos o Parque Geão em direção a Associação amigos Sanguinhedo, com 30 anos de existência. 

Onde fomos bem recebidos com um aperitivo e ouvimos a explicação da origem deste local. Era uma casa antiga da Quinta de Geão com um lagar que esta a ser recuperado. Neste local podemos apreciar objetos usados pelos agricultores, moleiros e lavadeiras. Também tem um espaço pequeno onde podemos degustar uma boa refeição caseira em família ou amigos. A entrada no edifício é acessível a cadeira de rodas. Horário das 11h ás 24h. Depois da visita seguimos junto do rio e fomos visitar os moinhos de água. 

Aqui ainda estão as mós onde eram moídos os cereais. E no primeiro piso podemos ver uma exposição com artefactos usados neste local e mobílias daquela época. 

Num dos moinhos esta instalada a Associação Clássicos Sanguinhedo onde podemos ver algumas bicicletas e motos antigas, e muitos objetos relacionados com estas modalidades. Para ver mais fotos do Parque Geão da Associação Sanguinhedo e os moinhos Clique aqui

E assim terminamos a nossa visita da manhã, para irmos almoçar no restaurante o Tirsense onde fomos muito bem recebidos. O almoço foi iniciado com um creme de legumes seguido de carne de porco assado com ameixas acompanhado de arroz, batata e verduras e como não podia faltar o vinho da região como sobremesa tarte de coco e fruta e para finalizar um cafezinho. 

Para ver mais fotos de magnifico almoço. Clique aqui 

Depois deste almoço convívio seguimos para visitar o Mosteiro de São Bento também conhecido como Mosteiro de Santo Tirso que é o Ex libres da cidade com muita historia, que pertenceu a ordem Beneditina. 

A sua localização fica num local privilegiado na zona baixa da cidade rodeado de bonitos jardins onde esta instalado o Museu a céu aberto com 57 obras de Arte Contemporânea. 

O Mosteiro foi fundado no século VIII, por D. Unisco Godiniz e Abunazar Lovesendes. 

Em 1098 o Mosteiro foi doado ao Abade Gaudemiro que o tornou num dos mais poderosos do país. Tendo obtido bula de proteção dos Papas Inocêncio III e Honório III. O seu interior é composto por um claustro gótico com arcadas ogivais abundantemente ornamentado. 

Faz parte do Mosteiro a magnifica igreja edificada por benemerência do Conde de Barcelos Martim Gil. 

A igreja é riquíssima em peças de Arte Sacra. A sua fachada é composta por duas magnificas torres, por três nichos onde estão representadas as estatuas de Santo Tirso, Santa Escolástica e São Bento. A sua arquitetura é de uma só nave. O Altar Mor e todos os retábulos laterais são feitos de talha dourada. O seu órgão é maravilhoso. 

Para ver mais fotos do Mosteiro e Igreja. Clique aqui

O Museu Municipal Abade Pedrosa que faz parte deste conjunto histórico. 

Onde podemos ver muitas exposições de vários temas, como um grande espolio de arqueologia a tecelagem entre outras. No dia da nossa visita estava a exposição da artista Mercedes Lachmann com o tema a Flecha e a destruição da Amazónia. 

Para ver mais fotos do Museu. Clique aqui  

As terras de Couto que pertenciam ao Mosteiro foram expropriadas em 1834. 

E após a retirada dos monges o Município de Santo Tirso tomou posse das terras que as dividiu da seguinte forma instalou repartições públicas, uma residência paroquial, outra parte para um particular e por fim para o Asilo Agrícola Conde São Bento. 

Para ver mais fotos da Escola Agrícola. Clique aqui 

Em 1894 estas terras pertenciam a José Luiz D Andrade que as doou a Misericórdia desta vila onde atualmente esta instalada a Escola Profissional Agrícola centenária e com muita historia. No edifício principal da escola existe uma maravilhosa capela e um salão de reuniões. Na parte da adega esta instalado um pequeno museu com objetos utilizados no cotidiano agrícola, leiteiro e vinícola. Neste local podemos comprar alguns bens de consumo como compotas, vinho.  

Este conjunto histórico foi classificado Monumento Nacional em 1910. 

Existe uma área de serviço no Auchan de Santo Tirso. Coordenadas. N 41º19´57´´ O 8º28´36´´ Rua de São Roque, 4780 Santo Tirso. 

        

          

Sem comentários:

Enviar um comentário