3 de outubro de 2023

O Mosteiro de São Martinho de Tibães situa-se no coração do Minho, na freguesia de Miro de Tibães e a 6km de Braga. 

Chegados ao enorme parque que foi recuperado e reordenado entre 2011 e 2012, onde está um importante cruzeiro do século XIX, temos uma vista deslumbrante da igreja do mosteiro. 

Informação aos autocaravanistas que podem estacionar e pernoitar neste espaço. Coordenadas N 41º33´21´´ O 8º28´43´´  

Mosteiro do século XI de estilos arquitetónicos, barroco, maneirista e neoclássico. 

É um grandioso complexo monacal ocupado pelos beneditinos sendo um dos mais importantes de Portugal. 

Em 1567 tornou-se a casa-mãe da congregação de São Berto dos Reinos de Portugal. 

Em 1894 ouve um grande incendio que destruiu o claustro do refeitório a casa dos fogões o noviciado as oficinas a casa das pinturas e os dormitórios nascente e sul.

O Mosteiro foi vendido quando foram extintas as ordens religiosas. Exceto a igreja a sacristia e o claustro cemitério que se mantiveram em uso paroquial.

A arquitetura da Igreja é em forma de cruz de uma única nave com o coro alto de estilo maneirista assentos em madeira muito bem decorados com pinturas, com três altar o altar mor em talha dourada e dois laterais e varias capelas e um magnifico órgão.

O Estado Português em 1986 adquiriu a cerca e a parte privada do edifício que se encontrava em um estado de degradação. E começou a sua recuperação. 

A partir desta altura o espaço foi aberto ao publico e a um vasto conjunto de iniciativas educativas e culturais. 

Em 1990 foi criado o Museu do Mosteiro onde existe um grande espolio de arte sacra, esculturas, quadros e livros. Em 1944 foi classificado como monumento de interesse público. 

O Mosteiro tem acessibilidade para pessoas  com mobilidade reduzida, como sanitários adaptados a cadeira de rodas e teclas em braile. 

Horário de Terça a Domingo de Abril a Outubro das 10h ás 19h. De Novembro a Março das 10h ás 18h. 

Preço 4€ estudantes e maiores de 65 anos 2€. Pode requisitar um áudio-guia grátis só tem que deixar uma caução que lhe é restituída no ato da entrega do mesmo. Também tem visitas guiadas nos seguintes horários 11h, 15h. 


Depois da visita ao seu interior fomos visitar a cerca passando pela fonte de São Bento que fornecia a água para o mosteiro o escadório com 10 fontes e capela de São Bento que estava fechada seguimos para o lago um reservatório de água que era utilizado para a rega agrícola. 

Se está em Braga e não tem carro e pretende visitar o mosteiro tem transporte público autocarro 50 que em 30 minutos o leva ao local.

A visita ao Mosteiro e toda a zona envolvente e ao Festival Greenfest esteve integrada no encontro de autocaravanas na Quinta da Bela Vista 10 minutos do Mosteiro, organizado pela Movaci Movimento de Valorização do Autocaravanismo Consciente Itinerante. Agradeço a todos os membros desta organização e a todos os companheiros autocaravanistas por estes dias bem passados. 

Para ver mais fotos deste encontro Clique aqui     



Sem comentários:

Enviar um comentário